Vereador Fabiano Belentani propõe criação de Fundo Municipal de Bem-Estar Animal e Saúde Pública

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 02 de dezembro de 2014

Objetivo é aprimoramento contínuo das ações destinadas ao controle animal, promoção do bem-estar, prevenção de zoonoses e demais agravos.

Na sessão ordinária do Legislativo da última segunda-feira (1), o Plenário aprovou em 1ª discussão o Projeto de Lei nº 4.653/14, de autoria do vereador Fabiano de Mello Belentani, que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Bem-Estar Animal e Saúde Pública (FAN). A proposta ainda será analisada e votada em 2ª discussão.

De acordo com o projeto, o FAN será criado junto à Diretoria Municipal de Saúde e terá como objetivo "o financiamento, o investimento, a expansão e o aprimoramento contínuo das ações destinadas ao controle animal, promoção do bem-estar e implementação de medidas de prevenção de zoonoses e demais agravos".

Os recursos do Fundo serão destinados, principalmente, para:
  • Financiar, investir em programas e projetos relativos ao bem-estar e controle animal;
  • Implantar e desenvolver programas de controle populacional, que contemplem registro, identificação, recolhimento, manejo e destinação de cães e gatos;
  • Fiscalizar e aplicar as normas municipais previstas em legislação de proteção e controle animal e aquelas relativas à criação, comercialização, propriedade, posse, guarda, uso, transporte, tráfego, e demais regulações municipais concernentes aos animais domésticos e domesticados no Município;
  • Apoiar programas e projetos que visem defender, oferecer tratamento e destinação aos animais;
  • Promover a educação e a conscientização;
  • Informar e divulgar as ações, programas e projetos em desenvolvimento, as medidas preventivas e profiláticas e as normas, princípios e preceitos de bem-estar animal;
  • Capacitar agentes, funcionários e profissionais de pessoas jurídicas de direito público ou privado.
A proposta também cria o Conselho Diretor do Fundo Municipal de Bem-Estar Animal e Saúde Pública, que será presidido pelo Diretor Municipal da Saúde e composto por nove membros efetivos, sendo eles: um representante da Diretoria Municipal de Saúde; um representante da Diretoria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; um representante da Diretoria Municipal de Educação; dois representantes de organização não governamental de defesa animal, legalmente constituída; um representante de entidade de classe veterinária; um representante da faculdade sediadas no Município de Novo Horizonte; um representante da Câmara Municipal e um representante do Ministério Público.

Para o vereador, a criação do FAN "é premente, pois, apesar de toda a complexidade e a estrutura já existente, há dificuldade de se alocar recursos para efetivar as ações de defesa animal e salvaguarda da saúde pública".