Câmara realizou reunião com voluntários da Organização Do Lado De Lá para buscar meios de viabilizar as atividades da entidade

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 23 de março de 2017

A Câmara Municipal realizou, na última quarta-feira (22), às 19h, no Plenário, uma reunião, a pedido do vereador Antônio Dejair da Silva (Jair Gordo), para buscar meios para colaborar com a Organização Do Lado De Lá.

A reunião foi aberta pelo vice-presidente do Legislativo vereador Amilcar Raphe e contou com a presença dos vereadores Antônio Dejair da Silva (Jair Gordo), Celso Andrade Junior, Cleber da Rosa Moreira, Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), Sônia Maria Pasiani Canato e Tiago da Silva Marins (Tiago Marins Cabeleireiro).

Também compareceram representantes da Organização Do Lado De Lá, da Diretoria Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar.

Do Lado De lá

O Projeto foi fundado em 2010 pela Diretoria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (DADS) com o intuito de incluir crianças e adolescentes, dos bairros Jardim São José e Jardim Esplanada, em práticas esportivas e culturais, e desenvolviam suas atividades no Centro Comunitário "Oscar Antônio Jannes".

Moradores da própria comunidade se tornaram voluntários e o Projeto passou a oferecer às crianças e jovens aulas de dança, poesia, música e futebol. Após um ano de atividades, mais de mais de 150 crianças e adolescentes eram atendidos. No entanto, no início de 2012, segundo os voluntários o Projeto ficou sem local para realizar as atividades e teve que ser paralisado. As aulas foram retomadas após um ano na residência dos próprios voluntários e no Recinto de Rodeio, atendendo crianças de vários bairros da cidade.

Em 2016, o Projeto passou a ser uma Organização Não Governamental (ONG) e, atualmente, denomina-se "Organização Do Lado De Lá". Em 14 de dezembro de 2016 foi declarada de utilidade pública, conforme a Lei nº 4.314/16. Também em 2016, a Câmara, através do Decreto Legislativo nº 368/16, de autoria do ex-vereador Fabiano de Mello Belentani, concedeu Diploma Construtor do Bem à Organização, pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Recentemente, de acordo com os voluntários, um local foi locado para que as aulas e atividades pudessem ser desenvolvidas, no entanto, por falta de recursos, eles tiveram que deixar o local e encerrar as atividades da Organização.

Requerimentos e Reunião

Devido ao encerramento das atividades, o vereador Celso Andrade Junior apresentou, na sessão ordinária da última segunda-feira (20), dois Requerimentos ao prefeito municipal Toshio Toyota. No primeiro, solicita que a Organização possa voltar a desenvolver suas atividades no Centro Comunitário "Oscar Antônio Jannes" e, no segundo, requer celebração de convênio com a mesma, para que a entidade possa dar andamento em seus projetos junto a crianças e adolescentes.

A situação também motivou o vereador Jair Gordo a solictar ao presidente da Câmara Nelsinho Luiz uma reunião entre os voluntários da Organização, vereadores e órgãos da Prefeitrura, para que pudessem encontrar formas de colaborar com a entidade.

Na reunião, os voluntários contaram toda a história da Organização Do Lado De Lá, além dos resultados obtidos com relação às crianças e jovens não só da comunidade Jardim São José e Jardim Esplanada como de outros bairros do Município. Por fim, ressaltaram as inúmeras dificuldades que têm tido com relação à falta de local apropriado para desenvolverem suas atividades e falta de recursos.

Ao final do encontro, os vereadores afirmaram que vão enviar um ofício ao prefeito municipal Toshio Toyota, reiterando o pedido para que a Organização Do Lado de Lá possa voltar a desenvolver suas atividades no Centro Comunitário "Oscar Antônio Jannes", localizado no Jardim Esplanada. Os voluntários da Organização também vão encaminhar ofício ao Executivo solicitando o Centro Comunitário para realizem suas atividades, além de providenciarem todos os documentos necessários para que possam, em breve, solicitar o apoio da Prefeitura através da destinação de repasses para a viabilização de suas atividades.