Câmara realizou segunda reunião para tratar sobre a situação dos animais de rua

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 03 de abril de 2017

A Câmara Municipal realizou, na última sexta-feira (31), às 19h30, no Plenário, uma reunião para tratar novamente sobre a situação dos animais abandonados nas ruas da cidade. A reunião foi marcada pela vice-prefeita Elisabete de Lourdes Baleiro Teixeira Inácio (Bete Baleiro), que trouxe uma ótima notícia para os vereadores, munícipes e representantes das ONGs: Novo Horizonte terá em breve um centro para castração de animais de rua e de famílias de baixa renda.

A questão sobre a situação dos animais abandonados nas ruas de Novo Horizonte começou a ser debatida na Câmara a partir do recebimento, no dia 22 de fevereiro, de um documento assinado por Marta Angélica Habib, Cristine Sardella e Marco Antônio Rodrigues, no qual solicitavam providências com relação aos animais de rua. O documento foi para conhecimento do Plenário na sessão ordinária do dia 6 de março, e uma primeira reunião foi agendada com representes das ONGs, do Executivo e do Legislativo para o dia 15 de março.

Na reunião, os munícipes se queixaram da falta de atenção da municipalidade com relação aos animais de rua e sugeriram que a Prefeitura construísse um local para castração gratuita de animais de rua e de famílias de baixa renda. Ao final do encontro, o presidente da Câmara vereador Nelsinho Luiz se comprometeu em entrar em contato com o Executivo e propor que uma nova reunião fosse agendada para tratar do assunto. O prefeito municipal Toshio Toyota solicitou que a vice-prefeita Bete Baleiro buscasse soluções para a situação e tratasse do assunto com os vereadores e os representantes das ONGs.

A vice-prefeita agendou uma reunião para a última sexta-feira (31), na qual estiveram presentes também os vereadores Amilcar Raphe, Antonio Dejair da Silva (Jair Gordo), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), Leandro Tadeu Lança, Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Sônia Maria Pasiani Canato e Tiago da Silva Marins (Tiago Marins Cabeleireiro), além dos munícipes e representantes de ONGs Paula Reami, Cristine Sardella, Marta Habib, Marco Antônio Rodrigues, Umbelina Pereira e Sônia Maria.

Nelsinho Luiz abriu a reunião agradecendo a presença de todos e ressaltou a importância de cada um para que medidas fossem tomadas em relação à causa animal. Em seguida, Bete Baleiro contou que visitou a cidade de Promissão para conhecer como funcionava o centro de castração animal e chegou à conclusão que essa também poderia ser uma realidade para Novo Horizonte.

Segundo a vice-prefeita, Toyota acatou a ideia e em breve o Município irá dispor de um centro para castração de animais de rua e de famílias de baixa renda. O primeiro passo, conforme Bete Baleiro, é a elaboração de um Projeto de Lei que comtemple além de um centro de castração animal, a possibilidade de envio de recursos para esse fim, campanhas de doação de animais, entre outros pontos, a ser enviado para a Câmara, para que a Prefeitura possa tomar providências sobre o caso com base em uma lei municipal.

O segundo passo, de acordo com a vice-prefeita, é a construção do centro de castração. Para isso, um prédio desativado localizado junto à Diretoria de Meio Ambiente será reformado e receberá as adaptações necessárias para dispor de uma sala de espera, uma sala de cirurgia e uma sala de recuperação. Bete Baleiro disse que já solicitou ao engenheiro da Prefeitura que apresente o projeto da obra em 30 dias.

Na sequência, o centro de castração precisará ser equipado. Neste aspecto, Bete Baleiro solicitou a ajuda dos vereadores, para que busquem junto a seus deputados recursos para material permanente. Depois de tudo pronto, a vice-prefeita disse que serão tomadas providências para a contratação do veterinário.

Bete também disse que entre as campanhas realizadas pela Diretoria de Meio Ambiente, principalmente nas escolas, será dado ênfase à questão dos animais que também será tema de discussão entre professores e alunos em sala de aula.

Ao final da reunião, todos ficaram bastante satisfeitos com a proposta apresentada pela vice-prefeita. Tanto vereadores como os munícipes e representantes de ONGs presentes disseram que vão colaborar para que o centro de castração se torne em breve uma realidade para Novo Horizonte.