Vereador Tiago Marins solicita do Executivo informações sobre possibilidade de instalação de iluminação pública com lâmpadas de LED
Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal
Publicado em: 05 de abril de 2017
O vereador Tiago da Silva Marins (Tiago Marins Cabeleireiro) apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (3), o Requerimento nº 198/17, ao prefeito municipal Toshio Toyota, solicitando informações sobre possibilidade de instalação de iluminação pública com lâmpadas de LED em Novo Horizonte.
No Requerimento, Tiago solicitou as seguintes informações:
- Existe um planejamento e há interesse por parte da Administração Municipal na instalação de iluminação pública do município com lâmpadas de LED?
- Se o impacto ambiental dos efeitos das lâmpadas de LED são menores e os seus custos são vantajosos, quais iniciativas poderão ser avaliadas pela Administração Municipal para implementá-las gradativamente em pontos estratégicos, praças e semáforos?
Na justificativa, o vereador explicou que várias as vantagens do LED, como redução do consumo em até 70%, redução na emissão de gás carbônico em 60%, eliminação do custo com reator em 100%, maior vida útil, até cinco vezes superior às lâmpadas convencionais, entre outras.
Para o vereador, há uma economia substancial no uso de energia em grande escala, pois têm maior eficiência luminosa e vida útil mais longa do que as lâmpadas convencionais, como as de vapor de mercúrio. "Há também benefícios para a saúde humana e para a natureza, além de melhorar a sensação de segurança aos cidadãos, trazendo mais qualidade de vida", observou.
Segundo Tiago, a tabela de equivalência entre lâmpada LED e lâmpadas convencionais, apontam uma economia de energia variável entre 61 a 69%. "Há de se considerar uma iniciativa futurista de baixo custo e de baixo impacto ambiental, evitando-se novas trocas de lâmpadas em toda a cidade em um futuro breve", pontuou.
O vereador finalizou: "Assim sendo, este benefício visa diminuir os gastos públicos do município por meio da redução do consumo de energia elétrica, além de contribuir para a proteção do meio ambiente, melhorando as condições de segurança dos cidadãos novo-horizontinos."
Requerimento
De acordo com o Artigo 129 do Regimento Interno da Câmara, Requerimento é todo pedido verbal ou escrito feito por vereador ou comissão, sobre qualquer assunto. Quanto à competência para decidi-los, os requerimentos são sujeitos ao despacho do presidente ou à deliberação do Plenário.
No caso de solicitação de informações ao prefeito ou por seu intermédio, o Artigo 131 define que este tipo de Requerimento está sujeito apenas ao despacho do presidente, não sendo submetido à deliberação do Plenário. No entanto, todos os vereadores tomam conhecimento desse tipo de solicitação durante o Expediente nas sessões ordinárias.
Cadastre-se e receba notícias em seu email