Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam o Lar de Velhice "Maria de Sousa Spínola"

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 06 de abril de 2017

Os vereadores Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex) e Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) fizeram uma visita, na tarde da última quarta-feira (5), ao Lar de Velhice "Maria de Sousa Spínola". A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", implantado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

No local, eles foram recebidos pelo presidente José Aristides Luiz, tesoureiro Jaci Aparecido de Moraes, secretária Lilian Cristina Solin e assistente social Liliane Scrivani. Segundo os gestores, a entidade atende 56 idosos e 15 aguardam vaga. Para atender os internos trabalham no Lar 24 pessoas entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, cuidadores, além do pessoal para limpeza, cozinha e da área administrativa, todos pagos pela entidade. A Prefeitura Municipal cede um fisioterapeuta e um médico.

Jaci, José, Nelson, Douglas, Adriana e Fernanda.

A infraestrutura do Lar conta com dormitórios para mulheres, para homens, banheiros, sala de TV, sala de cabeleireiro e barbearia, cozinha, área para refeições, sala de fisioterapia, sala para atendimentos médicos, lavanderia, além das áreas de lazer. Os idosos fazem seis refeições por dia, com toda a alimentação preparada no local, também são oferecidas atividades de recreação com jogos de dominó, leitura, etc.

Conforme os gestores, o Lar possui um gasto mensal de aproximadamente R$ 70 mil, deste valor R$ 50 mil representa a folha de pagamento. A entidade até 2016 recebia aproximadamente R$ 20 mil por mês através de convênio com a Prefeitura Municipal e outros R$ 40 mil eram arrecadados através da colaboração mensal que cada idoso atendido faz, além de promoção de churrascos, noite do caldo, bazar da sobremesa, barraca do crepe e rifas. Mesmo assim, o déficit mensal da entidade era de aproximadamente R$ 10 mil.

Em 2017, com as alterações promovidas pela Lei Federal nº 13.019/14, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil, o Lar ainda não recebeu recursos da Prefeitura, segundo os gestores. A entidade, assim como outras de Novo Horizonte apresentaram ao Executivo todos os gastos desses meses iniciais e a Prefeitura, conforme informou, irá realizar uma indenização dos valores. O recebimento de verba do Executivo por meio das novas regras deve ocorrer apenas a partir de maio.

"Sem os recursos da Prefeitura nosso déficit mensal nestes primeiros meses do ano é de aproximadamente R$ 30 mil. No entanto, mesmo com o repasse da Prefeitura já tínhamos um déficit de R$ 10 mil a 15 mil. Nós precisamos de pelo menos R$ 35 mil por mês do Executivo para que possamos fechar as contas", salientou o tesoureiro Jaci.

Os gestores enfatizaram a grande ajuda que recebem da comunidade com doações de alimentos, produtos de limpeza e cadeiras de rodas e andadores. Segundo eles, a grande necessidade é de recursos para pagamento do pessoal.

Após reunião realizada com os gestores do Lar, os vereadores fizeram uma visita no local, conversaram e tomaram café com os idosos e conheceram melhor a infraestrutura e como é realizado o atendimento aos internos.

Ao final da visita, os vereadores agradeceram a recepção dos gestores, parabenizaram pelo brilhante trabalho realizado e disseram que vão tentar buscar, junto a deputados estaduais e federais, recursos para verba de custeio.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.