Vereador Leandro Lança apresenta Moção de Repúdio ao comentarista do programa Jogo Aberto Paulo Roberto Martins

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 18 de abril de 2017

O Plenário do Legislativo aprovou por unanimidade, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (17), a Moção nº 14/17, do vereador Leandro Tadeu Lança, ao comentarista do programa Jogo Aberto Paulo Roberto Martins, veiculado pela Rede Bandeirantes, por comentário feito no dia 31 de março, no qual, segundo o vereador, o comentarista teria afirmado que "O Novorizontino não existe".

Na justificativa, o vereador lembrou que Novo Horizonte é um município brasileiro do Estado de São Paulo com uma população de 39.888 habitantes e uma área de 931,7 km², possui duas usinas de açúcar e álcool, e que são as maiores geradoras de emprego. "Também há várias outras pequenas empresas que geram emprego na cidade. O comércio varejista de Novo Horizonte atrai vários consumidores da cidade e da região devido sua grande diversidade", observou.

Leandro salientou que a educação novo-horizontina é destaque estadual e nacional. "Segundo o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o Município ocupa o primeiro lugar no ranking de classificação relacionado ao ensino fundamental 2. Outro índice de educação é o Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (IOEB), no qual o Município ocupa o primeiro lugar no Estado de São Paulo e o segundo lugar no Brasil", ressaltou.

No ano de 2016, conforme o vereador, o Município foi o primeiro colocado no ranking do Município Verde Azul, Projeto do Governo do Estado de São Paulo que tem como meta a preservação de recursos naturais e o desenvolvimento de programas de educação ambiental.

"Este é o município que tem uma população extremamente orgulhosa de sua cidade e que é o berço do Grêmio Novorizontino. Time este que é uma paixão de todos os munícipes. 'O Novorizontino existe sim'", afirmou.

Na sequência, Leandro contou toda a história do Novorizontino, desde sua fundação, em 11 de março de 1973, sua retirada do futebol profissional, em 1999, e sua volta em 2010, como Grêmio Novorizontino, uma nova associação para preencher a lacuna deixada após o fechamento do Grêmio Esportivo Novorizontino, em 1999.

"Passo a passo, lance a lance, o Grêmio Novorizontino trilhou o caminho que havia traçado. Em 2012 o clube conquistou o acesso da Segunda Divisão do futebol paulista para a Série A-3. Em 2014 foi mais longe e, com uma campanha irretocável, conquistou o acesso à A-2 e o título de campeão da A-3", lembrou.

A conquista de 2015, para Leandro, entrou para a história do futebol nacional, pois poucos times ascenderam tão rapidamente quanto o Novorizontino. "O vice-campeonato na Série A-2 e o acesso para a elite do futebol paulista foram feitos dignos de uma agremiação que sabe a que veio e que tem metas bem definidas em seu horizonte", salientou.

O vereador também lembrou que no mês de outubro de 2016 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista atualizada de clubes formadores, que recebem o Certificado de Clube Formador (CCF), e o Grêmio Novorizontino recebeu a qualificação A, cuja validade é de dois anos. "No Campeonato Paulista deste ano, segundo a Federação Paulista de Futebol, o Novorizontino ocupou o 4º lugar em arrecadação, o que mais uma vez comprova a paixão de toda uma cidade por seu time de futebol", ressaltou.

Leandro finalizou: "Portanto Sr. Paulo Roberto Martins, 'O Novorizontino existe sim', e nossa população hospitaleira e cordial o convida para uma visita à cidade para que possa ver com seus próprios olhos o orgulho de sermos todos Novorizontinos."

O vereador solicitou que a Moção seja encaminhada à Revista Placar, SporTV, Fox Sport, ESPN Brasil, ao Departamento Esportivo da Rede Bandeirantes, Rede Globo e Rede Record.

Moção

De acordo com o Artigo 129-A do Regimento Interno da Câmara, Moção é toda forma de manifestação feita por vereador expressando sua gratidão, repúdio, cumprimento e condolência.

Quórum

Vereadores presentes: Amilcar Raphe, Antonio Dejair da Silva (Jair Gordo), Celso Andrade Junior, Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), Ivone Magri Ruiz, José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), Leandro Tadeu Lança, Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Roberto Melchiori, Sônia Maria Pasiani Canato e Tiago da Silva Marins (Tiago Marins Cabeleireiro).