Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 20 de abril de 2017

Os vereadores Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato fizeram uma visita, na tarde da última quarta-feira (19), ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", implantado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

Inicialmente, a coordenadora Ísis Rossi mostrou as dependências do Creas aos vereadores. O local conta com sala de recepção, sala para atendimento de assistência social e atendimento psicológico, sala de reuniões e sala de oficina de socialização. Segundo a coordenadora, o local é bastante aconchegante, no entanto, já se tornou pequeno para a demanda de atendimentos que eles realizam, desta forma, ela solicitou à Prefeitura Municipal a transferência do Creas para um local maior.

Em seguida, os vereadores se reuniram com alguns funcionários do Creas, que conta atualmente com nove: uma coordenadora, um agente administrativo, um serviços gerais, dois assistentes sociais, dois psicólogos e dois educadores sociais.

Segundo Isis, a unidade oferta serviço especializado e continuado a famílias e indivíduos, sendo crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres, em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como: violência física, psicológica, sexual, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de risco pessoal e social associados ao uso de drogas, etc.

O principal objetivo do Creas, conforme a coordenadora, é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros, fortalecendo a autoestima dos indivíduos e possibilitando a reinserção dos mesmos na sociedade. Os serviços ofertados são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas.

Atualmente, o Creas faz o acompanhamento de 93 famílias pelos mais diversos motivos, além de aproximadamente 30 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Em relação à proteção social dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, conforme Isis, eles são acompanhados pela equipe do Creas a fim de construir e reconstruir seus projetos de vida, com a finalidade de não retornarem a prática do ato infracional, no entanto, segundo ela, é um trabalho muito difícil, que envolve profissionais de várias áreas e demanda muita dedicação.

O Centro também realiza oficinas e projetos, como o Renovar, voltado à população de rua, no qual buscam reinseri-los na sociedade ofertando oportunidades de um lar e emprego. A coordenadora também lembrou que este trabalho é muito delicado, tento em vista que os moradores de rua, em sua grande maioria, não querem deixar as ruas e seus vícios.

Durante o bate-papo, os vereadores puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Creas, além de tirar dúvidas sobre casos específicos de atendimento. Ao final da visita, os edis agradeceram a recepção dos funcionários e todos os esclarecimentos apresentados, parabenizaram pelo trabalho realizado e disseram que vão intervir junto à Prefeitura para tentarem agilizar a mudança do Creas para um local mais amplo, além de solicitarem mais funcionários para que possam proporcionar um atendimento ainda melhor à população.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.