Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a Creche São Vicente de Paulo

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 28 de abril de 2017

Os vereadores Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato fizeram uma visita, na tarde da última quinta-feira (27), à Creche São Vicente de Paulo. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", implantado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

A creche é mantida pela Sociedade de São Vicente de Paulo, uma organização civil que, no Brasil, mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos e contato semanal com famílias em necessidade.

Os vereadores foram recebidos pelo presidente da diretoria Francisco José da Silva, primeiro tesoureiro Benedito Teodozino da Silva, diretora escolar Regiane Ferreira Garcia Roque e coordenadora pedagógica Fabiane Ferreira Garcia de Almeida.

Segundo a diretora Regiane, a creche atende 150 crianças do Maternal I ao Jardim II, em período integral. As crianças fazem quatro refeições por dia, possuem um período de aulas e outro de recreação. A instituição conta com oito professores, cedidos pela Prefeitura, e 16 funcionários entre monitores, limpeza, cozinha e zelador. A creche têm um amplo espaço com salas de aulas, área para recreação, cozinha, refeitório, sala de tv, pátio, salas da secretaria e diretoria, etc.

Conforme o presidente Francisco, os gastos da creche chegam a R$ 50 mil por mês, sendo R$ 29 mil repassados pela Prefeitura e R$ 21 mil pela Sociedade São Vicente de Paulo. "Passamos apertado todo mês, conseguimos esse valor através de arrendamentos de terras que temos, alugueis de prédios e áreas na cidade, carnês que a própria população paga e colabora mensalmente, além de eventos que promovemos durante o ano", explicou.

Durante o bate-papo, os vereadores puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido na creche pelos vicentinos, além de tirar dúvidas sobre a questão financeira e estrutural. Em seguida, os gestores acompanharam Nelsinho, Douglas e Sônia em uma visita pelas dependências da creche.

Ao final da visita, os edis agradeceram a recepção dos membros da diretoria e dos funcionários, além de todos os esclarecimentos apresentados, parabenizaram pelo trabalho realizado e disseram que vão buscar recursos junto a deputados para reforma na parte elétrica de uns dos prédios, além de solicitaram a empresas materiais didáticos, brinquedos pedagógicos, colchões e lençóis.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.