Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam o Centro de Fisioterapia e Terapia Ocupacional "Noêmia Martins"

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 05 de maio de 2017

Os vereadores Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Roberto Melchiori e Sônia Maria Pasiani Canato fizeram uma visita, na tarde da última quinta-feira (4), ao Centro de Fisioterapia e Terapia Ocupacional "Noêmia Martins", inaugurado no dia 20 de abril. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", implantado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

Os vereadores foram recebidos pela Secretária Municipal de Saúde Marcela Girotto Troncoso, pela Secretaria Adjunta de Saúde Erika Maria Teixeira, pela Coordenadora do Centro de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Maria Luiza Barrionuevo, além dos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e funcionários.

O local, que começou os atendimentos à população no dia 24 de abril, é bastante amplo, com equipamentos novos, acessibilidade e climatizado. Composto por recepção, sala de espera, sala administrativa, consultório, sala de terapia ocupacional, vestiários masculino e feminino, banheiros masculino e feminino, salas para atendimento de fisioterapia nas áreas de ortopedia, traumatologia, neurologia, sendo individuais e coletivas, entre outros.

Inicialmente, Maria Luiza Barrionuevo apresentou cada setor e os funcionários aos vereadores. Em seguida, foi realizada uma reunião para explicar o funcionamento da unidade, além da forma como o atendimento é realizado. O Centro de Fisioterapia e Terapia Ocupacional conta com 14 profissionais, sendo 11 fisioterapeutas, 3 terapeutas ocupacionais, 2 recepcionistas, 3 atendentes e 2 motoristas que fazem o transporte dos pacientes.

De acordo com relatório da coordenadora da unidade, somente no mês de março foram realizados 1.865 atendimentos de fisioterapia e 347 de terapia ocupacional, sendo que os atendimentos ocorrem de segunda-feira a sexta-feira.

Durante a reunião, os vereadores puderam esclarecer algumas dúvidas. Entre os assuntos, os edis abordaram duas questões que foram levadas a conhecimento do Plenário na última sessão ordinária da Câmara, na terça-feira (2), que foram a falta de linha telefônica no local e o não funcionamento de alguns aparelhos por falta de tomadas no prédio.

Segundo Marcela Girotto, o Centro de Fisioterapia e Terapia Ocupacional ainda está sem linha telefônica, no entanto, já foram tomadas providências para solucionar a questão. "A linha telefônica é sim necessária, mas quero esclarecer que não realizamos agendamentos por telefone. Um munícipe para poder ser atendido deve vir até aqui, apresentar o encaminhamento de um médico da rede pública para as sessões de fisioterapia ou terapia ocupacional, e então serão feitos os agendamentos para o tratamento", explicou.

Em relação à falta de tomadas para equipamentos, Maria Luiza Barrionuevo explicou que apenas no primeiro dia de atendimento houve a falta de algumas tomadas, mas que no mesmo dia as instalações que elétricas que faltavam foram realizadas e todos os as aparelhos da unidade estão pleno em funcionamento.

Ao final da visita, a Secretária Municipal de Saúde ressaltou está à disposição dos vereadores para sanar qualquer dúvida ou assunto relacionado à área da Saúde e agradeceu o empenho dos edis no Projeto Câmara Visita, para verificarem realmente quais são as demandas de cada setor.

A Coordenadora do Centro de Fisioterapia e Terapia Ocupacional destacou a importância das novas instalações da unidade para um melhor atendimento e eficácia do tratamento disponibilizado à população. Maria Luiza Barrionuevo também afirmou que, juntamente com sua equipe, está estudando uma nova forma de triagem dos casos para que o atendimento aos que mais necessitam seja feito de forma ainda mais rápida e eficiente.

Os vereadores, então, agradeceram a recepção das gestoras e todas as explicações e esclarecimentos prestados, parabenizaram pelo trabalho realizado e se colocaram à disposição das gestoras.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.