Vereador Roberto Melchiori solicita ao Executivo implantação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do Município

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 08 de maio de 2017

O vereador Roberto Melchiori apresentou, na sessão ordinária realizada na terça-feira (2), o Requerimento nº 276/17, ao prefeito municipal Toshio Toyota, solicitando implantação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do Município, conforme projeto que encaminhou anexo, elaborado pelo setor de investigações da Polícia Civil local, objetivando a otimização da segurança em Novo Horizonte.

"O presente projeto tem por objetivo apontar a necessidade da implantação de câmeras de segurança em pontos estratégicos, ou seja, principais entradas e saídas da cidade de Novo Horizonte", iniciou.

Segundo Roberto, somente no último ano o setor de investigações da Polícia Civil no Município identificou três quadrilhas especializadas em furtos à residência que praticavam seus atos criminosos nesta urbe, sendo tais indivíduos oriundos das cidades de Sertãozinho, Rio Claro e Bauru. "Outro fato amplamente divulgado na mídia foi a localização nesta cidade de uma quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos que foi interceptada pela Polícia Militar quando se dirigiam para a cidade de Itajobi", observou.

O vereador observou que a implantação de câmeras de segurança e a divulgação por meio de placas do tipo "Cidade monitorada por câmeras" inibiria a ação destes criminosos e traria aos munícipes maior sensação de segurança, bem como auxiliaria os órgãos de segurança no combate ao crime.

"Tal recurso seria útil com a implantação de um sistema de qualidade que fosse possível o reconhecimento fisionômico de pessoas, bem como a leitura correta de placas de identificação de veículos. Para melhor uso das imagens obtidas, os dados das câmeras devem ser acessados de forma rápida e simples (acesso via internet) por policiais civis e militares", salientou.

Requerimento

De acordo com o Artigo 129 do Regimento Interno da Câmara, Requerimento é todo pedido verbal ou escrito feito por vereador ou comissão, sobre qualquer assunto. Quanto à competência para decidi-los, os requerimentos são sujeitos ao despacho do presidente ou à deliberação do Plenário.

No caso de solicitação de informações ao prefeito ou por seu intermédio, o Artigo 131 define que este tipo de Requerimento está sujeito apenas ao despacho do presidente, não sendo submetido à deliberação do Plenário. No entanto, todos os vereadores tomam conhecimento desse tipo de solicitação durante o Expediente nas sessões ordinárias.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!