Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a ETEC Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida
Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal
Publicado em: 12 de maio de 2017
Os vereadores Celso Andrade Junior, Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato fizeram uma visita, na tarde da última quinta-feira (11), à Escola Técnica Estadual (ETEC) Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.
Implantada em Novo Horizonte em 2009, a ETEC oferece, atualmente, os cursos de técnico em: administração, contabilidade, recursos humanos, marketing, serviços jurídicos, além de informática integrado ao ensino médio e meio ambiente integrado ao ensino médio. A unidade atende não só no Município de Novo Horizonte, mas possui salas descentralizadas em Sales, Mendonça, Itajobi, Borborema e Potirendaba.
Segundo a diretora Jussara da Silva Tavares, em Novo Horizonte, a ETEC dispõe de seis salas de aulas e três laboratórios: dois de informática e um de meio ambiente, atende 400 alunos e possui 48 funcionários. No entanto, conforme a diretora, o prédio já está pequeno para atender as demandas da unidade. "Nosso espaço físico se tornou pequeno, gostaríamos muito de mudarmos para um prédio novo, termos mais laboratórios e podermos oferecer outros cursos para a população", afirmou.
A solicitação de um novo prédio para abrigar a unidade foi feita aos vereadores durante a recepção dos edis pelos funcionários e estudantes no pátio da ETEC. Na ocasião, Jussara também fez o anúncio de que devido ao excelente desempenho da instituição na Olimpíada Quanta – competição internacional de Ciências, Matemática, Habilidades Mentais e Eletrônica, realizada na Índia ano passado, a ETEC de Novo Horizonte foi selecionada para integrar a delegação brasileira ao London International Youth Science Forum (LIYSF), que acontece de 26 de julho a 9 de agosto de 2017 no Imperial College, em Londres, no Reino Unido.
O LIYSF é o maior fórum científico juvenil organizado para promover o interesse dos jovens pela ciência e reúne aproximadamente 450 estudantes de mais de 65 países. Os estudantes Amanda Amadeu do 2º ano e Lucas Gabriel Bassan de Morais do 3º ano, ambos do curso de técnico em informática integrado ao ensino médio, foram os escolhidos para participar do evento e devem acompanhados por um professor. No entanto, Jussara ressaltou que irão precisar de cerca de R$ 30 mil para participarem do evento. "Mais uma vez teremos que nos unir, promover eventos e buscar a ajuda da comunidade para podermos representar a nossa cidade e o nosso país neste evento em Londres", salientou.
Os vereadores parabenizaram a direção, funcionários e principalmente os estudantes por todo e empenho e dedicação nos projetos que desenvolvem, ações que estão dando frutos bastante positivos e contribuindo não só para o crescimento educacional e profissional dos estudantes, como para a valorização do Município em âmbito internacional.
Em seguida, os edis fizeram uma reunião com Jussara, na qual a diretora explicou todo o funcionamento da ETEC, forma de atendimento, os projetos desenvolvidos e pontuou as principais necessidades da unidade.
A diretora também apresentou dados como de que, atualmente, 90% dos estudantes da unidade têm a oportunidade de fazer estágios em empresas do município. "Somos procurados por empresas que buscam bons estagiários. Hoje somos referência em Novo Horizonte na formação de bons profissionais", ressaltou. Também segundo a diretora, de 80 alunos que concluíram o ensino médio, 50 foram aprovados em faculdades e universidades públicas.
Ao final da visita, os vereadores agradeceram a recepção e todos os esclarecimentos sobre a instituição, parabenizaram pelo trabalho realizado e se colocaram à disposição para colaborarem tanto na busca de verbas para a construção de um novo prédio para abrigar a ETEC, como na obtenção de recursos para que os estudantes possam participar do evento em Londres.
Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.
Cadastre-se e receba notícias em seu email