Vereador Amilcar Raphe apresenta Moção de Aplausos à Coopen, professora Maria Júlia Elias e aos alunos do 6º ano

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 16 de maio de 2017

O Plenário do Legislativo aprovou por unanimidade, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (15), a Moção nº 25/17, do vereador Amilcar Raphe, de Aplausos à Cooperativa Educacional de Ensino (Coopen), extensiva à professora Maria Júlia Elias e aos alunos do 6º ano pela realização do Projeto Horta na Escola.

Na justificativa, o vereador afirmou que em tempos nos quais os recursos para promover o aprendizado vêm se concentrando prioritariamente em tecnologia multimídia, uma simples horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas.

"Com a criação de hortas nas escolas, leva-se às crianças e adolescentes a aquisição de hábitos saudáveis de alimentação, através do despertar da curiosidade e do prazer de produzir e consumir alimentos frescos, saudáveis e, acima de tudo, frutos do seu trabalho", observou.

Para Amilcar, além dos benefícios apontados, a iniciativa promove também o senso de responsabilidade, pois os alunos serão responsáveis pelo bom andamento da horta. "Através deste Projeto os alunos aprendem na prática, e de forma interdisciplinar, matérias aprendidas nas salas de aula, educação ambiental, sustentabilidade, economia doméstica, produção de hortaliças totalmente orgânicas entre outros", afirmou.

Segundo o vereador, a maior parte da produção alcançada no projeto é doada para instituições de caridade e uma outra parte é comercializada pelos próprios integrantes do projeto para bancar os insumos utilizados e para ensinar os alunos noção de empreendedorismo.

Amilcar finalizou: "Parabenizo todos os envolvidos no excelente Projeto Horta na Escola e cito Paulo Freire, educador, pedagogo e filósofo brasileiro: 'Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.'"

Moção

De acordo com o Artigo 129-A do Regimento Interno da Câmara, Moção é toda forma de manifestação feita por vereador expressando sua gratidão, repúdio, cumprimento e condolência.

Quórum

Vereadores presentes: Amilcar Raphe, Antonio Dejair da Silva (Jair Gordo), Celso Andrade Junior, Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), Ivone Magri Ruiz, José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), Leandro Tadeu Lança, Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Roberto Melchiori, Sônia Maria Pasiani Canato e Tiago da Silva Marins (Tiago Marins Cabeleireiro).