Rua Sueli Quesada Alvarez Garcia: homenagem do vereador Beto de Souza

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 16 de dezembro de 2014

O Projeto de Lei nº 4.687/14, de autoria do vereador José Roberto de Oliveira Souza, com requerimento de urgência especial, que denomina "Sueli Quesada Alvarez Garcia" a via pública municipal denominada rua projetada E, do Loteamento Residencial Lago do Vale II, foi aprovado em única discussão pelo Plenário na sessão ordinária da Câmara realizada na última segunda-feira (15). A proposta será encaminhada para análise do Executivo.

Sueli Quesada Alvarez Garcia, Filha de Miguel Quesada Lafon e Rosa Quesada Rodrigues, é natural de Novo Horizonte. O vereador conta que no início da década de 70 seus pais migraram do interior para o Litoral Paulista, em Santos, em busca de melhores oportunidades. "Nessa época as empresas do ABC paulista, Cubatão e Santos geravam muitos empregos devido ao início de algumas e crescimento de outras empresas (Metalúrgicas, Siderúrgicas e Montadoras de Automóveis) assim como a expansão do Porto de Santos."

Sueli chegou à cidade de Santos com os pais e seus irmãos mais novos, contava com pouco mais de sete anos. Beto afirma que "na pré-adolescência Sueli já mostrava muitos sintomas de debilidade em sua saúde, mas não diagnosticados. o final da adolescência os médicos do Hospital Ana Costa de Santos (nefrologia), diagnosticaram-na com perda acentuada da função renal, e iniciaram procedimentos de Diálise Peritoneal, tratamento paliativo para que fosse iniciado os procedimentos de hemodiálise".

"Sueli já tinha 18 anos e estava muito fraca e debilitada pela máquina de hemodiálise e limitações que esse tipo de tratamento impõe, quando foi realizado seu transplante, sendo que sua mãe foi a doadora. O transplante renal foi um sucesso para as duas, mãe e filha se recuperaram bem, mas Sueli tomaria remédios durante toda a vida", ressalta.

Aos 21 anos, Sueli conheceu Sídnei Monteiro Alvarez Garcia, ficaram noivos e faziam planos para o casamento. Sídnei havia ingressado na Petrobras, mas os planos foram antecipados, pois Sueli estava grávida. "Pré Natal rigoroso, e muito apreensivo, pois os médicos preveniam que a gravidez seria de alto risco para mãe e para a criança. Final de 1987 nascia um lindo menino, como ela previa, e por decisão dela se chamaria Sídnei, mas recebeu o nome de casada da mãe: Quesada Alvarez Garcia", salienta o vereador.

A recuperação após parto foi com muita dificuldade e teve muitas complicações, até que no início de 1988 o rim havia parado, conta Beto. Novos procedimentos e medicações surgiam e Sueli passou por nova intervenção cirúrgica para iniciar tratamento de Diálise.

"Era visível que as coisas não estavam bem e Sueli teve que passar por nova cirurgia. Ela, muito esclarecida, sabia que tinha poucas chances de longevidade, sabia também que não conseguiria novo doador e não resistiria uma cirurgia tão complexa, pois estava muito debilitada. Mesmo assim era incansável, mantinha a fé e alegria de viver, sempre demonstrava força e sorriso no rosto, surpreendendo a todos que a visitavam", afirma o vereador.

Beto conclui: "Infelizmente depois de uma batalha incansável Sueli nos deixou no dia 02 de julho de 1990, deixando seu filho com três anos de idade. Quem conheceu Sueli, jamais esquecerá, e quem não a conheceu, lamenta não ter tido a oportunidade de tão grande prazer. Mesmo com todos os problemas de saúde, jamais deixou de sorrir, foi uma verdadeira guerreira".