Vereador Roberto Melchiori solicita a deputados e delegado de polícia intercessão para implantação do Projeto Cidade Monitorada em Novo Horizonte

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 16 de maio de 2017

O Plenário do Legislativo aprovou em única discussão, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (15), os Requerimentos nº 325/17, 326/17 e 327/17, todos do vereador Roberto Melchiori, respectivamente, ao deputado federal Vanderlei Macris, ao deputado estadual Marcos Zerbini e ao Delegado Seccional de Polícia Dr. Marcos Júlio Cornacchia, no qual solicita que intercedam junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para disponibilização de verba no valor de R$ 333.749,00 para custear a implantação do projeto "Cidade Monitorada" em Novo Horizonte.

Nas justificativas, o vereador explicou que o projeto tem por objetivo apontar a necessidade da implantação de câmeras de segurança em pontos estratégicos (principais entradas e saídas) da cidade de Novo Horizonte.

"Somente no último ano o setor de investigações da Polícia Civil no município identificou três quadrilhas especializadas em furtos à residência que praticavam seus atos criminosos nesta urbe, sendo tais indivíduos oriundos das cidades de Sertãozinho, Rio Claro e Bauru. Outro fato amplamente divulgado na mídia foi a localização nesta cidade de uma quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos que foi interceptada pela Polícia Militar quando se dirigiam para a cidade de Itajobi", afirmou.

Segundo Roberto, a implantação de câmeras de segurança e a divulgação por meio de placas do tipo "Cidade Monitorada por Câmeras" inibiria a ação destes criminosos e traria aos munícipes maior sensação de segurança, bem como auxiliaria os órgãos de segurança no combate ao crime.

"Tal recurso seria útil com a implantação de um sistema de qualidade que fosse possível o reconhecimento fisionômico de pessoas, bem como a leitura correta de placas de identificação de veículos. Para melhor uso das imagens obtidas, os dados das câmeras devem ser acessados de forma rápida e simples (acesso via internet) por policiais civis e militares", finalizaram.

Anexo aos Requerimentos, os vereadores encaminharam sugestão do Projeto de Lei desenvolvido pela Polícia Civil do Município e respectivo orçamento.

Requerimento

De acordo com o Artigo 129 do Regimento Interno da Câmara, Requerimento é todo pedido verbal ou escrito feito por vereador ou comissão, sobre qualquer assunto.

Quórum

Vereadores presentes: Amilcar Raphe, Antonio Dejair da Silva (Jair Gordo), Celso Andrade Junior, Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), Ivone Magri Ruiz, José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), Leandro Tadeu Lança, Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Roberto Melchiori, Sônia Maria Pasiani Canato e Tiago da Silva Marins (Tiago Marins Cabeleireiro).