Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a Diretoria Municipal de Agropecuária e Piscicultura

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 26 de maio de 2017

Os vereadores Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato fizeram uma visita, na tarde da última quinta-feira (25), à Diretoria Municipal de Agropecuária e Piscicultura. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

No local, os edis foram recebidos pelo Diretor Leandro Brabo, que explicou todo funcionamento da unidade para os vereadores, que conta com 25 funcionários. A Diretoria é a responsável por planejar e coordenar os programas, projetos e atividades voltadas ao apoio dos empreendedores rurais e pescadores, viabilizando o agronegócio sustentável.

Segundo Leandro, neste ano, foi realizada a manutenção de 683 km de estradas rurais para garantir o escoamento da produção, no entanto, ele ressaltou que falta mão de obra para que o serviço seja realizado de forma mais eficaz. A Diretoria também é responsável por promover treinamentos, cursos e palestras, viabilizando ao proprietário rural e pescadores agregar valores, possibilitando um melhor desenvolvimento da produção e comercialização dos produtos agrícolas e pescados.

O Diretor também salientou a importância dos projetos realizados em parceria com outros Departamentos, Diretorias e com a Fumder, como o Projeto Renovar, que trabalha com dependentes químicos; Projeto Lei do Solo Vivo, que distribui poda de árvore triturada para produtores rurais; Projeto Município Verde Azul, que envolve diversas ações como reflorestamento, manutenção de nascentes; Projeto Horta na Escola, entre outros.

Ao final do encontro, Leandro apresentou aos vereadores os funcionários e acompanhou em uma visita pelo local. Além do prédio que compreende a parte administrativa, a Diretoria conta com um amplo espaço no qual tem uma horta, um viveiro de mudas de árvores, além de dois prédios que no momento não estão sendo utilizados.

Os vereadores agradeceram a recepção e todos os esclarecimentos sobre o funcionamento da Diretoria e se colocaram à disposição para colaborarem na busca de melhorias. Segundo os edis, eles irão solicitar a deputados verba para reparo de ponte no bairro rural Pau D'Alho, além de um caminhão prancha e uma escavadeira hidráulica.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.