Vereador Tiago Marins solicita a deputado federal intercessão para implantação de Unidade de Pronto Atendimento em Novo Horizonte

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 06 de junho de 2017

O Plenário do Legislativo aprovou em única discussão, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (5), o Requerimento nº 363/17, do vereador Tiago da Silva Marins (Tiago Marins Cabeleireiro), ao deputado federal Lobbe Neto, solicitando que interceda junto aos órgãos competentes para a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Novo Horizonte.

Segundo o vereador, Novo Horizonte tem uma população de aproximadamente 40 mil habitantes, mas em época de safra da cana-de-açúcar eleva-se em 10%. "O município necessita de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências", afirmou.

Conforme Tiago, o objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAs ou Unidades Básicas de Saúde sejam encaminhados para as unidades hospitalares. "As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e AVC. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade", observou.

Este pedido, de acordo com o edil, vem de encontro às necessidades dos munícipes que clamam por melhorias no atendimento às urgências médicas no Município. "Temos somente uma Santa Casa que, além de atender toda a população do município, também presta atendimento aos moradores de cidades circunvizinhas, no qual podemos citar: Itajobi, Urupês, Irapuã, Sales, Mendonça, Borborema, que perfazem um total de 62.204 habitantes, que inclusive poderiam se beneficiar com a instalação de uma UPA no município", finalizou.

Requerimento

De acordo com o Artigo 129 do Regimento Interno da Câmara, Requerimento é todo pedido verbal ou escrito feito por vereador ou comissão, sobre qualquer assunto.

Quórum

Vereadores presentes: Amilcar Raphe, Antonio Dejair da Silva (Jair Gordo), Celso Andrade Junior, Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), Ivone Magri Ruiz, José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), Leandro Tadeu Lança, Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Roberto Melchiori, Sônia Maria Pasiani Canato e Tiago da Silva Marins (Tiago Marins Cabeleireiro).