Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a Diretoria Municipal de Cultura

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 23 de junho de 2017

Os vereadores Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ivone Magri Ruiz e Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) fizeram uma visita, na tarde da última quinta-feira (22), à Diretoria Municipal de Cultura. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

No local, os edis foram recebidos pelo Diretor Municipal de Cultura Rodney do Valle e pela Diretora Adjunta de Cultura Maristela Freitas Oliveira Glad. Além dos gestores, a pasta conta apenas com uma estagiária, e, atualmente, com a colaboração de integrantes do Projeto Renovar, cujo objetivo é beneficiar o cidadão desempregado e em situação de alta vulnerabilidade social, a exemplo de Agnaldo e Letícia que estão desenvolvendo atividades no local.

Inicialmente, Rodney e Maristela apresentaram aos vereadores as ações e projetos que realizaram este ano, como por exemplo: o evento Circuito Sesc de Artes, participação do Integração na Praça, apresentação da peça teatral "Cantos e Encantos" no Distrito de Vale Formoso e na Praça Dr. Euclydes Cardoso Castilho, o Páscoa Encantada, Encontro de Violeiros, capacitação para atender os artesãos da cidade qualificando com registros e carteiras de artesão Sutaco/SP e tapetes de Corpus Christi.

Os gestores também falaram dos próximos eventos que serão realizados como participação na Formatura do Proerd, na Cãominhada, Festival de Vozes, Festa das Nações, lançamento do livro da escritora Eliane Reis, entre outros.

Rodney ressaltou as diversas ações que planeja desenvolver, no entanto, devido o orçamento limitado da Diretoria, segundo ele, em torno de R$ 189 mil ao ano, devem ser estudadas para análise de viabilidade. "Gostaríamos de realizar o Miss e Mister Novo Horizonte, escolha da Rainha do Rodeio, desfile cívico em setembro, montarmos uma banda marcial, dentre outras ações, no entanto, precisamos de orçamento para isso", salientou o Diretor.

Atualmente, a Diretoria está localizada em um espaço muito pequeno, uma única sala, sem cozinha, sanitários, o que também prejudica o trabalho, segundo os gestores. "Nosso espaço é muito pequeno, por isso, locamos uma casa, que está em reforma, onde vamos abrigar tanto a Diretoria de Cultura como um memorial de Novo Horizonte", explicou Rodney. Segundo ele, após essa mudança de local, a realização das ações e eventos pela Diretoria será facilitada.

Os gestores salientaram que grande parte das ações e eventos que realizam contam com a colaboração de outras Diretorias e empenho de várias pessoas. "Fazemos nosso trabalho com muito amor, contamos com a colaboração de várias pessoas e precisamos que a Cultura seja valorizada. Novo Horizonte tem uma história linda que poucas pessoas conhecem e precisamos resgatar isso", afirmou o Diretor.

Ao final da visita, os vereadores agradeceram a recepção e todos os esclarecimentos, parabenizaram pelo trabalho realizado e se colocaram à disposição para colaborarem na busca de recursos para a realização de projetos e ações.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.