Vereador e funcionário da Câmara participam de seminário do Tribunal de Contas sobre transparência e prevenção à corrupção

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 27 de junho de 2017

O vereador Celso Andrade Junior e o Diretor de Finanças da Câmara Onivaldo Aparecido Rodrigues participaram, na última sexta-feira (23), do seminário "Transparência, Participação e Prevenção à Corrupção", realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em Araraquara.

O Ouvidor-Geral do Estado, Gustavo Ungaro, foi um dos palestrantes do evento voltado a dirigentes, gestores e servidores públicos, que foram orientados sobre os principais aspectos de Lei nº 12.527/11, que regula o acesso à informação, importância do controle social e práticas de prevenção à corrupção. O Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho abriu o evento e foi mediador dos debates.

Para o vereador Celso, os assuntos abordados no seminário vêm de encontro com momento que vive o Brasil. "Ele trouxe ferramentas para combater a corrupção e fomentar a transparência nos setores públicos, assegurados por leis. Proporcionou-nos, como fiscalizadores, conhecimentos para melhorar nossa atuação em meio à sociedade e assim trazer moralidade à política desacreditada em nossa nação", salientou.

Segundo Onivaldo, o evento colaborou para a capacitação dos servidores que lidam diretamente com o dinheiro público. "O Tribunal de Contas atua muito como um orientador no sentido de nos dar todo o respaldo para que possamos desempenhar nosso trabalho da melhor forma possível, com eficiência e transparência, combatendo todas as formas de corrupção. Além disso, atualmente, investir em transparência pública é uma das maiores necessidades, tendo em vista que a população precisa saber onde o dinheiro de sua contribuição está sendo empregado", ressaltou.