Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a Diretoria Municipal de Desenvolvimento Econômico

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 13 de julho de 2017

Os vereadores Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex) e Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita na tarde desta quinta-feira (13) à Diretoria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

No local, os edis foram recebidos pelo Diretor Municipal de Desenvolvimento Econômico Mario Henrique Marcondes Pereira, pelos Diretores Adjuntos Hilda Gonçalves de Paula e Antonio Roberto Menegoli Júnior, além dos demais funcionários da pasta.

O Diretor, inicialmente, apresentou um resumo das ações, programas e projetos da Diretoria. No eixo do empreendedorismo, Mario Henrique destacou a Incubadora de empresas, que está em fase de seleção de empreendimentos e voltará a funcionar em 2018, desde que haja disponibilidade orçamentária; o Banco do Povo Paulista, que oferece microcrédito aos empreendedores de Novo Horizonte, formalizados ou não; o Ministério do Trabalho e Emprego, que atende empresas para homologação/encerramento de contratos de trabalho, com aproximadamente 25 atendimentos semanais.

Na mesma área, o Diretor citou o Sebrae Aqui, que realiza cursos, oficinas, atendimentos e consultorias para capacitação de empreendedores; o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que auxilia empresas no recrutamento de recursos humanos, disponibilizando currículos dos trabalhadores; e o Liquida Novo Horizonte, programa que envolve mais de 100 empresas do comércio de Novo Horizonte que tem o intuito de aquecer as vendas e firmar o comércio local.

Já no eixo de geração de emprego e renda, Mario Henrique apontou o Programa Renovar, que realiza a capacitação de 20 pessoas desempregadas que realizam horas práticas e teóricas em um programa de 24 horas semanais, oferecendo uma bolsa de R$ 400 mensais; o PAT novamente, que atende trabalhadores auxiliando na recolocação no mercado, entrada do seguro desemprego e emissão de carteiras de trabalho, com média de 1.700 atendimentos ao mês.

Também na área de emprego e renda, o Diretor citou a Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo, que veio a Novo Horizonte através de um convênio com o Governo Federal e irá proporcionar qualificação em Ensino Superior aos Munícipes e o Programa Time do Emprego, que dá apoio à recolocação profissional, com 10 encontros estruturados com grupos de trabalhadores disponíveis para o mercado de trabalho, com temas que auxiliam a mudança e redirecionamento profissional.

Em seguida, os vereadores visitaram as salas do PAT, Banco do Povo e Sebrae Aqui, podendo conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvimento por cada programa/projeto e esclarecendo suas dúvidas com os funcionários da pasta.

O novo Distrito Industrial também foi tema abordado durante a visita. Segundo Mario Henrique, a Prefeitura solicitou junto aos governos estadual e federal verba para a infraestrutura do local, no entanto, até o momento o recurso não foi liberado. "Os lotes serão vendidos, então, nosso objetivo é iniciar as obras com a verba que estamos pleiteando do governo e finalizar com os recursos de venda dos lotes, que serão colocados em um Fundo", explicou.

Ao final da visita, os vereadores se colocaram a disposição para colaborarem no que puderem com a Diretoria e parabenizaram pelo trabalho desenvolvido.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.