Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam o Centro de Referência de Assistência Social

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 20 de julho de 2017

Os vereadores Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita na tarde da última quarta-feira (19) ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

No local, os edis foram recebidos pela coordenadora Kely Viel, psicóloga Maisa Rosana Zanetti, assistente social Maria Lúcia Cabrera e demais funcionários. Conforme a coordenadora, o Cras oferece serviços de proteção básica em Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, garantir direitos e prevenir situações de risco, além de ter como público alvo famílias e indivíduos em situação grave de desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças e pessoas inseridas no Cadastro Único.

Inicialmente, Kely apresentou os funcionários e as salas do Cras aos vereadores e, na sequência, realizou uma reunião na qual os edis puderam tirar várias dúvidas sobre o funcionamento da unidade.

Em Novo Horizonte, o Cras conta com 16 funcionários das áreas de psicologia, assistência social, educadores sociais, além de administrativo, estagiários, serviços gerais e motorista. A unidade recebe recurso do governo federal para a realização de seu trabalho que envolve serviços, programas e projetos, além de ter a folha de pagamento e contas como aluguel, energia e água custeadas pela Prefeitura Municipal. No entanto, segundo a coordenadora, o governo federal deixou de repassar o recurso ao órgão desde o final do ano passado.

Kely salientou que o Cras atua em três frentes: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Domicílio. "O Paif atende 63 famílias em Novo Horizonte e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida", explicou.

O SCFV, de acordo com Kely, acompanha 150 pessoas e realiza atendimentos em grupo, por idade, desenvolvendo atividades de orientação, autonomia e cidadania, como atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras. Já o atendimento feito a Domicílio, segundo a coordenadora, visa assistir o idoso e deficiente que não têm condições de se dirigir ao Cras para participar das ações e atividades. "No Município, 13 idosos são atendidos com o objetivo de desenvolver o Paif e demais serviços de proteção social básica", salientou.

Além destes serviços, o Cras também é responsável por realizar a inclusão ou atualização cadastral das famílias no Cadastro Único para programas sociais do governo federal como, por exemplo, Bolsa Família, Carteira do Idoso, Contribuição do INSS para donas de casa, Tarifa Social de Energia Elétrica, Telefone Popular, entre outros. A unidade também trabalha com programas do governo estadual, como Ação Jovem, Viva Leite e Renda Cidadã. Nestes serviços, o Cras é o responsável pelo cadastro e atualização dos dados nos sistemas, no entanto, as concessões dos benefícios são feitas pelos governos estaduais e federais.

"Muitas pessoas nos procuram dizendo que deixou de receber algum benefício, no entanto, na maioria das vezes é porque ela não atualizou seus dados conosco, por exemplo, mudança de endereço, recebimento de renda extra, entre outros, que os governos ao cruzar as informações e detectar inconsistências suspendem os benefícios. Daí a importância de sempre atualizar o cadastro conosco", afirmou.

Kelly também destacou que em Novo Horizonte o Cras utiliza o Centro Comunitário "Oscar Antonio Jannes" para atender a população dos bairros São José/Explanada e realiza oficinas de dança para idosos e adolescentes toda terça-feira pela manhã. Por fim, a coordenadora afirmou que o objetivo do Cras é a prevenção, buscando fortalecer cada vez mais a proteção básica, para que a proteção especial, trabalho realizado pelo Centro de Referência Especializado (Creas), seja cada vez menos acionada.

Ao final da visita, os vereadores se colocaram a disposição para colaborarem no que puderem com o Cras e afirmaram que vão buscar junto a deputados estaduais e federais recursos para a aquisição de um veículo tipo van, além de uma nova unidade do Cras em Novo Horizonte, tendo em vista o tamanho do Município.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.