Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a Diretoria Municipal de Assistência Social

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 27 de julho de 2017

Os vereadores Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Dr. Roberto Melchiori, acompanhados de servidoras da Câmara e estagiários do vereador Roberto, fizeram uma visita na tarde da última quarta-feira (26) à Diretoria Municipal de Assistência Social. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

No local, os edis foram recebidos pela Diretora da pasta Sonia Maria Pereira Vieira, Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Projetos Sociais Maria Neusa Teixeira, Assistente Social Maria Aparecida Jurca Mauri e demais funcionários que trabalham no órgão gestor, que compreende também o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Geração de Renda, Centro de Convivência do Idoso (CCI), Centro Comunitário São José/Esplanada e Conselho Tutelar.

Inicialmente, as gestoras realizaram uma reunião com os vereadores para que eles pudessem tirar dúvidas e entender sobre o funcionamento da Diretoria. Além da manutenção do Creas, Cras, CCI, etc, a pasta, segundo Sonia, promove a distribuição de 200 cestas básicas a 400 famílias do Município, que se revezam no recebimento, ou seja, quem recebeu em julho, não recebe em agosto e volta a receber em setembro. "Desta forma podemos atender uma maior quantidade de famílias em Novo Horizonte", explicou.

No entanto, segundo as gestoras, o Município ainda não possui uma lei que discipline essa distribuição, o que iria facilitar e democratizar a concessão. "Iremos estudar leis que já existem em outros Municípios e adequar à realidade de Novo Horizonte, para que possamos colaborar com vocês neste sentido", afirmou Nelsinho durante o bate-papo.

A Diretoria também realiza o cadastro, atualização e colabora com munícipes em relação ao financiamento de imóveis pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). "Temos vários problemas neste sentido, pessoas que fazem contrato de gaveta de venda do imóvel e, por exemplo, após o falecimento do proprietário requerem o imóvel, quando no papel ele nunca foi da família", observou Maria Neusa.

A pasta é responsável pela primeira etapa da solicitação de isenção de IPTU para aposentados. "Para ter esse direito a pessoa pode receber até dois salários mínimos e não pode ter outro imóvel no nome. Nós realizamos a coleta dos documentos e fazemos uma visita, na sequência, encaminhados para o jurídico da Prefeitura que dá a isenção ou não", salientou Maria Aparecida.

Diversas entidades do Município, conforme as gestoras, recebem recursos através da Diretoria como, por exemplo, Oficina Educacional da Criança e do Adolescente de Novo Horizonte (Oeca); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Lar de Velhice "Maria de Sousa Spínola; Projeto Centro Dia do Lar de Velhice; Centro Comunitário "Ana Fiorelli"; Projetos Casa Lar, Sincab e Cara, do Serviço de Orientação Social – Bem Querer; e Associação Teshuvá.

Segundo Sônia, em 2017, serão repassados às entidades R$ 1 milhão, aproximadamente, entre verbas estaduais e municipais, ficando a Diretoria responsável por fazer o monitoramento da aplicação dos recursos. Ao final da visita, os vereadores se colocaram a disposição para colaborarem com a pasta e parabenizaram pelo trabalho desenvolvido.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.