Vereador Roberto Melchiori solicita ao Executivo providências para a diminuição da concentração de aves nas praças centrais

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 11 de agosto de 2017

O vereador Roberto Melchiori apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (7), o Requerimento nº 522/17, ao prefeito municipal Toshio Toyota, solicitando implantação de medidas para diminuição da concentração de aves nas Praças 9 de Julho e Dr Euclydes Cardoso Castilho.

"O presente requerimento contou para o seu desenvolvimento com a orientação da Dra. Mariângela Alves, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e professora da ETEC local", iniciou.

Segundo o edil, nas referidas praças há uma concentração expressiva de aves, principalmente pombos. "As pessoas que transitam por tais locais ficam expostas ao mau cheiro dos excrementos desses animais e ao risco de contágio de doenças a eles relacionadas. O problema abordado é consequência da crescente urbanização associada à falta de políticas de controle ambiental urbano", afirmou.

Um dos principais fatores que contribuem para o aumento populacional das aves em questão, conforme Roberto, é a disponibilização de alimentos. "Quando recebem alimentação em demasia podem expandir sua capacidade reprodutiva. Como medida paliativa, sugiro a limpeza diária das áreas onde se concentram comércios de alimentação nas praças, uma vez que, estes podem gerar resquícios alimentícios para as aves em questão. Os próprios comerciantes, ao final do expediente, deveriam ficar incumbidos de realizar tal tarefa", salientou.

Para ele, também se faz necessário o aumento do número de lixeiras, a fim de se ter o descarte adequado de embalagens e restos de alimentos nos dois locais mencionados. "Além disso, sugiro que os comerciantes fiquem encarregados pela manutenção dos sacos plásticos em tais lixeira, e que a Prefeitura efetue a coleta dos lixos nas mesmas", afirmou.

De acordo com o vereador, em trabalhos realizados no Brasil e em outros países, já foi demonstrado que apenas com a supressão das fontes de alimentação alternativa a diminuição de aves é significativa em um curto espaço de tempo. "Portanto, conscientizar a população a não alimentá-los é essencial para a redução do problema", ressaltou.

O edil também lembra que a poda seletiva das árvores que se encontram sobre os bancos e as passarelas das praças é necessária, pois, desse modo, as aves se direcionarão para as árvores que se encontram no centro dos canteiros. "Friso que assim não ficarão sem abrigo e os bancos e as passarelas serão poupados dos excrementos desses animais, bem como as pessoas de serem atingidas pelos mesmos", pontuou.

Roberto lembrou que o acúmulo de fezes, penas e restos de ninhos dos pombos, em determinadas situações, torna-se um grande risco à saúde de quem executa a limpeza dos ambientes em que eles estão concentrados. "O problema aqui abordado é sem dúvida uma questão de saúde pública, haja vista que inúmeras são as quantidades de microrganismos patogênicos e parasitas propagados por essas aves, principalmente em suas fezes. Há diversas zoonoses e processos dermatológicos e respiratórios em que o pombo é agente transmissor ou vetor do agente, tais como: parasitas, psitacose, salmonelose, histoplasmose, criptococose, toxoplasmose e entre outras", afirmou.

O vereador finalizou: "Diante do exposto, tal solicitação vem atender ao disposto no Título VIII, Capítulo II, Sessão II da Constituição Federal e se justifica em sua totalidade. É importante frisar que para o desenvolvimento do turismo no município é fundamental que suas praças estejam limpas e livres dos problemas aqui abordados."

Requerimento

De acordo com o Artigo 129 do Regimento Interno da Câmara, Requerimento é todo pedido verbal ou escrito feito por vereador ou comissão, sobre qualquer assunto. Quanto à competência para decidi-los, os requerimentos são sujeitos ao despacho do presidente ou à deliberação do Plenário.

No caso de solicitação de informações ao prefeito ou por seu intermédio, o Artigo 131 define que este tipo de Requerimento está sujeito apenas ao despacho do presidente, não sendo submetido à deliberação do Plenário. No entanto, todos os vereadores tomam conhecimento desse tipo de solicitação durante o Expediente nas sessões ordinárias.

- Para acessar a íntegra do Requerimento, clique aqui.