Vereador Tiago Marins solicita ao Executivo fixação de horários para coleta de lixo orgânico e instalação de dispositivo de segurança no caminhão

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 16 de agosto de 2017

O vereador Tiago da Silva Marins (Tiago Marins Cabeleireiro) apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (7), os Requerimentos nº 512/17 e 513/17, ao prefeito municipal Toshio Toyota, solicitando, respectivamente, fixação de horários para coleta de lixo orgânico por rua/bairro e instalação de dispositivo de segurança no caminhão de coleta de lixo orgânico, tais como: giroflex, sirene e faixas refletivas.

No primeiro Requerimento, o edil explicou que os moradores reclamam das constantes alterações de horários para coleta de lixo orgânico. "Segundo os munícipes, cada dia o recolhimento é realizado em um horário, chegando a ter uma diferença de mais de duas horas entre um dia e outro", observou.

Tiago ressaltou que reconhece o papel fundamental dos profissionais para o bem-estar da população, pois impedem o acúmulo do lixo nas ruas, evitando a proliferação de bichos e doenças. "No entanto, é preciso fixar os horários para esse essencial serviço por rua/bairro", pontuou.

No segundo Requerimento, o vereador afirmou que para a segurança dos profissionais é necessária a instalação de algum dispositivo no caminhão de coleta de lixo orgânico. "Esses trabalhadores se arriscam em vias movimentadas, o que pode provocar acidente como atropelamentos e colisões de outros veículos com a traseira do caminhão de lixo", salientou.

Para ele, o serviço executado pelos coletores é uma tarefa árdua e digna de louvor, pois atuam todos os dias para garantir a cidade limpa e bonita à população. "Isso faz com que sejam essenciais no ambiente urbano", finalizou.

Requerimento

De acordo com o Artigo 129 do Regimento Interno da Câmara, Requerimento é todo pedido verbal ou escrito feito por vereador ou comissão, sobre qualquer assunto. Quanto à competência para decidi-los, os requerimentos são sujeitos ao despacho do presidente ou à deliberação do Plenário.

No caso de solicitação de informações ao prefeito ou por seu intermédio, o Artigo 131 define que este tipo de Requerimento está sujeito apenas ao despacho do presidente, não sendo submetido à deliberação do Plenário. No entanto, todos os vereadores tomam conhecimento desse tipo de solicitação durante o Expediente nas sessões ordinárias.

- Para acessar a íntegra dos Requerimentos, clique aqui.

 



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!