Vereador Douglas Alex concede Medalha "28 de Outubro" a Domingos Zana Neto

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 22 de agosto de 2017

O Plenário do Legislativo aprovou por unanimidade, em única discussão e votação, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (21), o Projeto de Decreto Legislativo nº 386/17, do vereador Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), que concede Medalha "28 de Outubro" a Domingos Zana Neto, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Segundo o edil, o homenageado é natural de Novo Horizonte, filho de Fausto Zana e Dolores Guerreiro. "Morou no bairro rural Ponte Alta e lá estudou até a 3ª série. Aos nove anos de idade já auxiliava nos afazeres do sítio, de propriedade de seu pai, como irrigação da horta, enquanto seu genitor e irmãos criavam frangos e cultivavam banana e abacaxi", contou.

Em 1954, afirma Douglas, aos 12 anos, Domingos veio com seus familiares residir em uma chácara na Vila Bauman e passou a frequentar a Escola Estadual "Pedro Teixeira de Queiroz" até a 5ª série. "Na cidade, seu pai continuou comercializando hortifrutigranjeiros, em uma das bancas no antigo Mercado Municipal, onde hoje funciona o Centro Cultural. De 1954 até 1966, além das vendas no mercado, Domingos percorria as ruas com uma carrocinha no período da manhã, e a tarde vendia melancia no ponto de ônibus que existia na esquina da Rua XV de Novembro, ao lado da praça Dr. Euclydes Cardoso Castilho. Nessa época montou uma bomboniere no cinema com seu irmão durante oito anos", salientou.

Conforme o vereador, o homenageado casou-se com Leonilda Sigoli Zana em 1963 e dessa união nasceram os filhos Eliane Magali Zana Loto, Fausto Itamar Zana, Marco Antonio Zana e Paulo Sérgio Zana. "Em 1966 abriu a Garaparia Progresso, em sociedade com o seu cunhado Atílio Cervantes Martines, em um prédio alugado. Após 12 anos, o cunhado deixou de ser seu sócio e o irmão de Domingos, Antonio Zana, juntou-se à empresa, permanecendo por oito anos", ressaltou.

Posteriormente, ressalta o edil, Domingos administrou o estabelecimento comercial sozinho até o ano de 1994 e de lá para cá divide as tarefas da empresa Mingão Sucos ao lado de sua filha, Eliane Magali, em prédio próprio, fruto de muito esforço e trabalho, localizado na Rua XV de Novembro, no mesmo quarteirão da antiga garaparia.

"Fundou o Esporte Clube São Sebastião, na Vila Bauman, na década de 50, sendo que o primeiro jogo de camisas foi doado à agremiação por uma freira. Jogou no time durante muitos anos e ajudou a mudar o campo de lugar várias vezes, conforme iam surgindo as casas no bairro, inclusive a área onde está o atual campo foi aberta por Domingos", destacou.

O vereador finalizou: "Este é um breve relato da bonita história de Domingos Zana Neto, que desde criança até hoje tem contribuído com seu suor e trabalho para o progresso e desenvolvimento de Novo Horizonte, e, assim, nada mais justo reconhecer seu empenho e luta, concedendo-lhe a Medalha 28 de Outubro."

Projeto de Decreto Legislativo

Projeto de Decreto Legislativo, de acordo com o Artigo 120 do Regimento Interno da Câmara, é a proposição de competência privativa da Câmara, cuja promulgação compete ao Presidente da Câmara. Constitui matéria de Projeto de Decreto Legislativo, por exemplo, concessão de licença ao prefeito; concessão de título de cidadão honorário ou qualquer outra honraria ou homenagem a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao Município; aprovação ou rejeição das contas do prefeito.

- Para acessar a íntegra do Projeto, clique aqui.

Presença na sessão

Vereadores presentes: Amilcar Raphe, Antônio Dejair da Silva (Jair Gordo), Celso Andrade Junior, Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), Ivone Magri Ruiz, José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), Leandro Tadeu Lança, Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Roberto Melchiori, Sônia Maria Pasiani Canato e Tiago da Silva Marins (Tiago Marins Cabeleireiro).