Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a Novocana

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 31 de agosto de 2017

Os vereadores Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho) e Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita na tarde da última quarta-feira (30) à Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Novo Horizonte – Novocana. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

No local, os edis foram recebidos pelo presidente Aparecido Ailton Passoni (Teti Passoni) e pelos secretários Osvaldo Palota Sobrinho e Josimar Alves do Valle. Inicialmente, os gestores contaram um pouco da história da Novocana e apresentaram dados nacionais, estaduais e municipais referentes ao setor sucroalcooleiro.

Fundada em 1984, a Novocana conta com 163 associados e compreende os Municípios de Novo Horizonte, Irapuã, Sales, Mendonça, Itajobi, Ubarana, Adolfo, Marapoama e Borborema. A associação construiu sua própria sede em 2003, local onde até hoje desenvolve suas atividades. O prédio é amplo, conta com recepção, salas de reuniões, auditório para eventos, salão para eventos, cozinha, entre outros, podendo ser usufruído por qualquer associado.

Teti explicou que a Novocana é integrante da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), com sede atualmente em Ribeirão Preto/SP, que por sua vez faz parte da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), com sede em Brasília/DF.

Conforme o presidente, a colheita da cana é 100% mecânica na região de Novo Horizonte. "Hoje em dia não se queima mais cana de açúcar, no entanto, temos muitos incêndios criminosos que ocorrem no Município. Isso prejudica o meio ambiente, porque mata animais, destrói áreas de reserva; e o proprietário da terra, que é multado pela Polícia Ambiental. Para evitar grandes incêndios, temos vários caminhões bombeiro em pontos estratégicos em alerta caso algum foco apareça", observou.

Segundo o presidente, na safra de 2016/2017, as três unidades industriais processaram aproximadamente nove milhões de toneladas de cana, sendo que 93 mil toneladas foram de fornecedores. "A associação recebe uma porcentagem de cada fornecedor e nós oferecemos auxílio tanto na parte técnica como na parte médica e social", explicou.

Teti ressaltou que, em 2016, a Novocana realizou 4.756 atendimentos, sendo 1.567 consultas médicas, 733 exames de consultório, 746 guias de laboratórios, 1.459 guias de farmácia e 251 guias de Raio-X. "Todos os médicos, farmácias e laboratórios do Município são conveniados conosco. Uma consulta de R$ 300, por exemplo, sai por R$ 80 para o nosso associado. Todas essas pessoas deixam de ocupar uma vaga no serviço de saúde público e são atendidos nos consultórios particulares através do nosso convênio", salientou.

Os gestores também enfatizaram o trabalho social da Novocana. "Sempre destinamos recursos, principalmente financeiros, para diversas entidades do Município. No final de 2016, por exemplo, a associação fez uma doação à Santa Casa, o que foi essencial para o pagamento do 13º salário dos funcionários", enfatizou Palota.

Ao final da visita, os vereadores parabenizaram pelo trabalho realizado na Novocana e se colocaram a disposição para colaborarem com a associação. Já os gestores solicitaram que os vereadores ajudem a viabilizar a infraestrutura para pavimentação e continuação da Rua Major Hipólito Cardoso, a qual passa do lado da sede da Novocana, para que interligue as Avenidas Cônego Alfredo Reith e Domingos Baraldo.

"As chuvas provocaram grandes erosões no terreno e se tornou muito perigosa para as pessoas que ali insistentemente trafegam. Muitos moradores dos bairros vizinhos utilizam o local como passagem para ir ao Centro da cidade, à Santa Casa, ao Centro de Saúde, à Escola FAF, entre outros", afirmaram os gestores. Em seguida, os vereadores foram verificar as condições da referida via e finalizaram a visita à Novocana.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.