Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a Organização Do Lado de Lá

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 14 de setembro de 2017

Os vereadores Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ivone Magri Ruiz e Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita na noite da última quarta-feira (13) à Organização Do Lado De Lá. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

Os edis foram recebidos por Daniel dos Santos Silva no Centro Comunitário "Oscar Antônio Jannes", no Jardim São José/Esplanada, um dos locais onde a entidade realiza suas atividades. Daniel é um dos professores e idealizadores da Organização ao lado de Juliédri Gonçalves Primo e Eder Luís da Silva.

Durante a Visita, Daniel contou um pouco da história da Organização, que, no início, chamava-se Projeto Do Lado de Lá. "O Projeto começou em 2010 e, inicialmente, este Centro Comunitário foi construído pra desenvolvermos nossas atividades. Nós trabalhamos com a inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, principalmente dos Bairros São José e Esplanada, em práticas esportivas e culturais", afirmou.

Segundo ele, no início do ano, eles pensaram em encerrar as atividades devido às diversas dificuldades que estavam tendo em utilizar o Centro Comunitário e falta de verba para manter as ações. "Em 2012 já ficamos sem local para desenvolver nossas atividades, depois voltamos e ficamos muito tempo utilizando a sala da minha casa, mas chegou em um ponto que não cabia mais crianças. Também tivemos que encerrar várias atividades que envolvem maiores custos por falta de verba. Voltamos a usar o Centro Comunitário há dois meses, mas podemos usar apenas uma sala, então, por enquanto, estamos apenas com o rap e poesia aqui, e o futebol no recinto", explicou.

Conforme Daniel, o Projeto funciona de segunda, quarta e sexta-feira, no período noturno, com jovens até 21 anos. "Temos mais ou menos 48 crianças e jovens no rap e poesia e 37 no futebol. Alguns são inclusive de outros bairros, como Jardim Santa Clara e Jerusalém", salientou.

O professor também fez um relato da sua vida pessoal. "Quando eu era mais jovem este bairro era visto como um dos mais perigosos da cidade. Não sei como está hoje, mas o índice de criminalidade era muito grande na época, o consumo de drogas também, e eu estava no meio disso tudo, fui preso, mas graças a Deus estou entre os poucos que conseguiram sair dessa vida e tomar um novo rumo. Por isso que nós acreditamos neste Projeto, as crianças e jovens de hoje precisam ser orientadas de diversas maneiras pra não entrarem nesse mundo", ressaltou.

As duas principais queixas de Daniel são em relação ao espaço e falta de ajuda financeira. "Precisamos que a Prefeitura colabore de alguma forma, desde dando mais liberdade para uso do Centro Comunitário que podemos usar apenas uma sala e não abre aos finais de semana, até com relação aos custos. Nós que pagamos os lanches das crianças e tudo que envolta gastos. Agora conseguimos 100 padrinhos e nosso objetivo é utilizar este dinheiro para construção de uma sede própria", observou.

Ao final da visita, os vereadores bateram um papo com aproximadamente 30 crianças que estavam no local para as atividades do dia. Eles também se comprometeram em solicitar uma reunião com o prefeito municipal Toshio Toyota para verificar quais são os documentos que ainda faltam para que a Organização Do Lado De Lá possa receber verba da Prefeitura, além de requerer o uso de mais uma sala do Centro Comunitário, inclusive aos finais de semana.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.