Câmara aprova em primeira votação denominação de rua do Residencial Jardim das Paineiras como "Vereador Hélio da Fonseca"

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 19 de setembro de 2017

O Plenário do Legislativo aprovou, em primeira votação, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (18), o Projeto de Lei nº 5.109/17, do vereador Antônio Dejair da Silva (Jair Gordo), que denomina "Vereador Hélio da Fonseca" a via pública municipal denominada rua 2, constante do Residencial Jardim das Paineiras.

O vereador contou um pouco da história de vida de seu homenageado. Hélio, segundo Dejair, é natural de Novo Horizonte, agricultor, filho de uma família numerosa de sete homens e cinco mulheres, onde seus pais Avelino Ricardo da Fonseca e Letícia de Souza Fonseca migraram de Belo Horizonte/MG, para o Bairro do Pau D’Alho, neste Município.

"Levavam uma vida muito simples, trabalhando no campo e utilizando de mão de obra familiar, onde produziam arroz, feijão, tomate, algodão, dentre outros. Estudou na Escola Santo Antônio, do Bairro Pau D’Alho até o 4º ano. Casou-se com Olinda Ribeiro da Fonseca, que também residia no mesmo bairro e desta união tiveram dois filhos: Rosélia Aparecida da Fonseca e Hélio Aparecida da Fonseca, casado com Adriana Maria Garcia da Fonseca. São seus netos: Isadora Garcia da Fonseca e Henrique Garcia da Fonseca", afirmou.

Por volta do ano de 1977, conforme o vereador, o homenageado deixou o Bairro do Pau D’Alho, onde residia no Sítio Nossa da Aparecida, de sua propriedade e veio morar na cidade. "Apaixonado por Política, no ano de 1982 foi eleito com 672 votos e foi o segundo vereador mais votado da gestão de Sidney Jorge Francisco de Biasi e Dionísio de Almeida (gestão de 1983 à 1988), passando a atuar em prol da sociedade novo-horizontina com conquistas e dedicação imparcial aos interesses do povo", salientou.

Durante os seis anos que esteve na Câmara, ressalta Dejair, Hélio atuou intensamente como representante dos interesses da população junto ao Poder Executivo e alcançou diversos feitos e teve participação ativa na formação dos Bairros Jardim Santa, Jardim América e Jardim Popular.

"Pessoa alegre e carismática, lutou pela sua família, pelo seus amigos e pela sua cidade. Faleceu em 8 de outubro de 2004, com 69 anos em Novo Horizonte. A presente propositura visa homenagear o Vereador Hélio da Fonseca, ilustre cidadão e político, que escreveu sua historia, fazendo parte da progresso de nossa cidade, deixando um legado de amor e felicidade aos seus familiares que o amam e o guardam na memória como uma pessoa exemplar e trabalhadora", finalizou.

Projeto de Lei

De acordo com o Artigo 110 do Regimento Interno da Câmara, Projeto de Lei é a proposição que tem por fim regular toda matéria de competência da Câmara e sujeita à sanção do prefeito. A iniciativa das leis cabe a qualquer vereador, ao prefeito, à Mesa e aos cidadãos que a exercerão sob forma de moção articulada, subscrita, no mínimo, por 5% do eleitorado, versando sobre assunto de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros.

- Confira a íntegra do Projeto de Lei, clique aqui.

Presença na sessão

Vereadores presentes: Antônio Dejair da Silva (Jair Gordo), Celso Andrade Junior, Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), Ivone Magri Ruiz, José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), Leandro Tadeu Lança, Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Roberto Melchiori e Tiago da Silva Marins (Tiago Marins Cabeleireiro).

Vereadores ausentes: Amilcar Raphe e Sônia Maria Pasiani Canato.