Vereador Roberto Melchiori solicita ao Executivo intercessão junto à Secretaria Municipal de Educação para implantação de curso preparatório para vestibulares

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 22 de setembro de 2017

O vereador Roberto Melchiori apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (18), o Requerimento nº 611/17, ao prefeito municipal Toshio Toyota, solicitando que interceda junto à Secretaria Municipal de Educação para a implantação de um curso intensivo preparatório para vestibulares de curso superior, aos alunos que estão matriculados no último ano do ensino médio nas escolas públicas do Município.

Segundo o edil, dados do censo escolar do Estado de São Paulo em 2014 mostram que existiam aproximadamente 530 mil alunos cursando o terceiro ano do ensino médio, potenciais candidatos a seguir os estudos na USP. "Desse todo, 444 mil (83%) eram de escolas públicas e 86 mil (17%) de escolas particulares. A proporção dos aprovados é de 0,79% de escolas públicas, representando 3.520 alunos, e 7.480 de escolas privadas ou 8,6% do total. Os números demonstram a má qualidade do ensino público e consequentemente a falta de uma base de conhecimento no momento da realização do vestibular, tão importante na vida de um estudante", observou.

Roberto ressaltou que há mais de 12 anos o Instituto Acaia no seu programa Sagarana seleciona 36 alunos ao final do segundo ano do ensino médio de escolas públicas da zona oeste de São Paulo, oferecendo um curso intensivo para ajudá-los a entrar nas universidades públicas. "As aulas oferecidas são à noite e aos sábados, dando os três anos de ensino médio em um. Os resultados foram positivos, pois, a taxa de aprovação dos alunos do Sagarana nas universidades públicas é de 62,61%, quase 80 vezes maior que os 0,79% de todos os alunos das redes públicas de ensino. Fica evidente o sucesso do programa oferecido por esse instituto", salientou.

Por fim, o edil afirmou que ciente da necessidade de uma melhor formação estudantil dos alunos matriculados na rede pública de ensino em Novo Horizonte, ele faz a solicitação de implantação de um programa semelhante ao exposto, visando também eliminar a desigualdade existente no momento do ingresso do estudante em sua vida acadêmica em universidades públicas, na disputa de vagas com candidatos advindos de escolas particulares.

Requerimento

De acordo com o Artigo 129 do Regimento Interno da Câmara, Requerimento é todo pedido verbal ou escrito feito por vereador ou comissão, sobre qualquer assunto. Quanto à competência para decidi-los, os requerimentos são sujeitos ao despacho do presidente ou à deliberação do Plenário.

No caso de solicitação de informações ao prefeito ou por seu intermédio, o Artigo 131 define que este tipo de Requerimento está sujeito apenas ao despacho do presidente, não sendo submetido à deliberação do Plenário. No entanto, todos os vereadores tomam conhecimento desse tipo de solicitação durante o Expediente nas sessões ordinárias.

- Para acessar a íntegra do Requerimento, clique aqui.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!