Nova Mesa Diretora assume os trabalhos na Câmara Municipal para o biênio 2015/2016

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 05 de janeiro de 2015

Mesa é composta pelos vereadores Antonio Dejair da Silva, presidente; Ideval Rogério Cardoso, vice-presidente; Celso Andrade Junior, 1º secretário; e Celso Belentani, 2º secretário.

No dia 1º de janeiro a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal foi empossada automaticamente e assumiu os trabalhos para o biênio 2015/2016. A Mesa é composta pelos vereadores Antonio Dejair da Silva (PP), presidente; Ideval Rogério Cardoso (PT), vice-presidente; Celso Andrade Junior (PMDB), 1º secretário; e Celso Belentani (PTB), 2º secretário.

De acordo com a Lei Orgânica do Município, compete à Mesa, dentre outras atribuições, tomar todas as medidas necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos; nomear, promover, comissionar, conceder gratificações, licenças, por em disponibilidade, exonerar, demitir, aposentar e punir funcionários ou servidores da Câmara Municipal, nos termos da lei; elaborar e expedir, mediante Ato, a discriminação analítica das dotações orçamentárias da Câmara, bem como alterá-la quando necessário.

Presidente

Antonio Dejair da Silva está em seu segundo mandato como vereador. Eleito pela primeira vez em 1996, ele foi presidente do Legislativo no biênio 1997/1998. Na sessão extraordinária para eleição da Mesa, realizada no dia 15 de dezembro do ano passado, Dejair agradeceu o apoio dos colegas e disse que tem consciência que não será presidente sozinho. "Tem uma coisa que carrego comigo, que é valorizar o trabalho em equipe, equipe esta que será de nós vereadores juntamente com os funcionários desta Casa, que tem um papel muito importante nos auxiliando, nos conduzindo e nos mostrando aquilo que devemos fazer", ressaltou.

O novo presidente também afirmou que sabe que seu dever é "cumprir a Lei Orgânica, o Regimento Interno, e principalmente estar atento àquilo que o Tribunal de Contas pede". E concluiu: "peço que Deus, através do Espírito Santo, dê a essa Mesa discernimento para conduzir em equipe os trabalhos desta Casa".

Dentre outras atribuições, compete ao presidente representar a Câmara em juízo e fora dele; dirigir, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara; interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno; promulgar as resoluções e decretos legislativos; promulgar as leis com sanção tácita ou cujo veto tenha sido rejeitado pelo Plenário, desde que não aceita esta decisão, em tempo hábil, pelo prefeito; encaminhar, para parecer prévio, a prestação de contas do Município ao Tribunal de Contas do Estado ou órgão que for atribuída tal competência.

Vice-presidente

Ideval Rogério Cardoso está em seu segundo mandato como vereador. Eleito pela primeira vez em 2008, foi vice-presidente no biênio 2009/2010 e 1º secretário no biênio 2011/2012.

Compete ao vice-presidente substitui o presidente, ficando investido na plenitude das respectivas funções, nas licenças ou ausências do presidente do Município, por mais de dez dias, e eventualmente ausências temporárias.

1º Secretário

Celso Andrade Júnior está em seu primeiro mandato como vereador. Ao primeiro secretário compete fazer a chamada dos vereadores no início da sessão ou quando requerida; ler a ata e o expediente do prefeito e de diversos, bem como as preposições e demais papéis que devam ser do conhecimento do Plenário; assinar, com o presidente, os atos da Mesa e Resolução da Câmara; anotar o tempo e número de vezes que cada orador ocupar a tribuna, comunicando-o ao presidente; dentre outras atribuições.

2º Secretário

Celso Belentani está em seu primeiro mandato como vereador. Ao 2º secretário compete substituir o 1º em caso de impedimento ou ausência e assumir as respectivas funções da secretaria.