Câmara aprova obrigatoriedade de portas giratórias com detector de metais em bancos

Publicado por: Brunara Ascencio - Assessora de Comunicação

Publicado em: 16 de setembro de 2014

Os vidros das portas "deverão possuir segurança de blindagem, observadas as normas de segurança brasileira em relação ao assunto".

Nesta segunda-feira, 15/9, em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal, foi aprovado, em segunda discussão, o Projeto de Lei 4.603/14, de autoria do vereador Aparecido José Canato, que torna obrigatória a instalação de portas giratórias com detector de metais em todas as agências bancárias de Novo Horizonte.

De acordo com a proposição, os vidros das portas "deverão possuir segurança de blindagem, observadas as normas de segurança brasileira em relação ao assunto".   O projeto prevê ainda que os estabelecimentos bancários deverão adaptar suas agências no prazo de 180 dias, contados a partir da publicação da lei.

Na justificativa, o vereador salientou que as "portas-giratórias contribuem para inibir a ação dos criminosos, dificultando sobremaneira a entrada de pessoas armadas dentro dos estabelecimentos bancários" e criam "um obstáculo importante à liberdade de ação e de movimentos dos assaltantes".

Ele observou ainda que "a utilização das portas giratórias é defendida pelos sindicatos dos trabalhadores em instituições bancárias de todo o país por já ter sido comprovado ser um mecanismo eficiente que traz segurança aos usuários, clientes e funcionários das agências".

O Projeto de Lei aprovado segue para análise do Executivo e posterior sanção e promulgação.