Proposta estabelece novas regras para oferta de vagas e financiamento pelo Fies

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 27 de janeiro de 2015

O projeto é oriundo de sugestão de participantes do Projeto Jovem Senador de 2013.

O Senado analisa o Projeto de Lei nº 433/14, que altera a lei nº 10.260/01, que institui o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para inserir critérios de distribuição de vagas e seleção dos estudantes pelas instituições de ensino. A proposta é alterar as regras de seleção do Fies para que as instituições de ensino superior incluam oferta proporcional ao número de vagas em cada curso e concessão mediante desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O projeto é oriundo de sugestão de participantes do Projeto Jovem Senador de 2013. Os estudantes destacaram a necessidade de democratizar o acesso dos candidatos a cursos de graduação de maior competitividade, como os de Medicina, Direito e Odontologia.

A senadora Vanessa Grazziotin, que foi relatora da matéria na Comissão de Direitos Humanos, deu parecer favorável ao projeto. Ela ressaltou a importância de corrigir a distorção no acesso e na distribuição dos financiamentos, o que reduz as oportunidades de jovens e adultos das classes desfavorecidas se matricularem em cursos mais competitivos.

Ela também destacou o controle de qualidade proposto pela iniciativa ao condicionar a concessão do financiamento à avaliação do desempenho dos interessados no Fies. No entanto, optou pelo uso do Enem como critério de classificação em vez do histórico escolar originalmente proposto pelos autores da sugestão.

Informações: Agência Senado e íntegra do Projeto de Lei nº 433/14.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!