Câmara realiza primeira sessão ordinária de 2015 na próxima segunda-feira

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 30 de janeiro de 2015

As sessões ocorrem na Rua Henrique Dias, nº 867, Centro.

A Câmara Municipal realizará a primeira sessão ordinária do ano na próxima segunda-feira (2), quando os vereadores voltam do recesso legislativo, que teve início em 16 de dezembro e termina no dia 31 de janeiro. As sessões acontecem na Rua Henrique Dias, nº 867, Centro.

Desde o dia 1º de janeiro, tomou posse a nova Mesa Diretora, que assumiu os trabalhos para o biênio 2015/2016. A Mesa é composta pelos vereadores Antonio Dejair da Silva (PP), presidente; Ideval Rogério Cardoso (PT), vice-presidente; Celso Andrade Junior (PMDB), 1º secretário; e Celso Belentani (PTB), 2º secretário.

Presidente

Antonio Dejair da Silva está em seu segundo mandato como vereador. Eleito pela primeira vez em 1996, ele foi presidente do Legislativo no biênio 1997/1998. Dentre outras atribuições, compete ao presidente representar a Câmara em juízo e fora dele; dirigir, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara; interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno; promulgar as resoluções e decretos legislativos; promulgar as leis com sanção tácita ou cujo veto tenha sido rejeitado pelo Plenário, desde que não aceita esta decisão, em tempo hábil, pelo prefeito; encaminhar, para parecer prévio, a prestação de contas do Município ao Tribunal de Contas do Estado ou órgão que for atribuída tal competência.

Vice-presidente

Ideval Rogério Cardoso está em seu segundo mandato como vereador. Eleito pela primeira vez em 2008, foi vice-presidente no biênio 2009/2010 e 1º secretário no biênio 2011/2012. Compete ao vice-presidente substitui o presidente, ficando investido na plenitude das respectivas funções, nas licenças ou ausências do presidente do Município, por mais de dez dias, e eventualmente ausências temporárias.

1º Secretário

Celso Andrade Júnior está em seu primeiro mandato como vereador. Ao primeiro secretário compete fazer a chamada dos vereadores no início da sessão ou quando requerida; ler a ata e o expediente do prefeito e de diversos, bem como as preposições e demais papéis que devam ser do conhecimento do Plenário; assinar, com o presidente, os atos da Mesa e Resolução da Câmara; anotar o tempo e número de vezes que cada orador ocupar a tribuna, comunicando-o ao presidente; dentre outras atribuições.

2º Secretário

Celso Belentani está em seu primeiro mandato como vereador. Ao 2º secretário compete substituir o 1º em caso de impedimento ou ausência e assumir as respectivas funções da secretaria.