Projeto determina divulgação de teor de lactose em embalagens

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 06 de fevereiro de 2015

O texto prevê que um regulamento irá definir a forma de como a informação será impressa.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 8.194/14, do Senado, que torna obrigatória a indicação do teor de lactose nas embalagens de leite e de todos os produtos que contenham a substância. 

O texto prevê que um regulamento irá definir a forma de como a informação será impressa.  O projeto modifica o decreto-lei nº 986/69, que institui normas básicas sobre alimentos.

Na justificativa da proposta, o senador afirma que a medida vai proteger as pessoas com intolerância à lactose – incapacidade de digerir completamente o açúcar predominante no leite, devido à ausência ou insuficiência de uma enzima chamada lactase no corpo. Como consequência, a substância chega ao intestino grosso inalterada, provocando retenção de água, diarreias e cólicas.

Ele explica que a "intolerância à lactose afeta, no mínimo, 50% da população brasileira. Portanto, o conhecimento do teor de lactose presente nos alimentos é uma condição essencial para essas pessoas administrarem seu consumo diário de cálcio e de vitamina D".

Informações: Agência Câmara de Notícias e íntegra do Projeto de Lei nº 8.194/14.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!