Câmara dos Deputados prorroga atual política do salário mínimo; falta analisar emendas

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 11 de março de 2015

Projeto estende até 2019 a atual política de valorização do salário mínimo.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (10) o Projeto de Lei nº 7.469/14, de autoria dos deputados Paulo Pereira da Silva (SD/SP), Antonio Imbassahy (PSDB/BA) e do deputado licenciado Fernando Francischini (SD/PR), que estende até 2019 a atual política de valorização do salário mínimo, prevendo o reajuste pela variação real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes e pela inflação acumulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior. 

Entretanto, um acordo de lideranças transferiu para esta quarta-feira (11) a votação dos destaques apresentados. Uma das emendas que será analisada nesta quarta-feira tenta aplicar a regra de reajuste para as aposentadorias. O texto aprovado muda a lei 12.382/11, que estipula iguais regras até o fim de 2015. 

A proposta determina ao Executivo o envio ao Congresso, até 31 de dezembro de 2019, de outro projeto tratando da política de valorização do salário mínimo para o período de 2020 a 2023. O texto ainda prevê o cálculo e divulgação dos valores no início de cada ano por meio de decreto do Executivo, sem a necessidade de novo projeto de lei.

Os autores argumentam que, "embora tais índices de correção estejam longe do ideal, já são um grande passo e devem ser mantidos para preservar o direito fundamental de crescimento da renda em percentuais mínimos".

Informações: Agência Câmara de Notícias e íntegra do Projeto de Lei nº 7.469/14.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!