Senado aprova indicação de Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Publicado em: 20 de maio de 2015
Foram 52 votos a favor e 27 contrários.
O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (19), o nome de Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 52 votos a favor e 27 contrários. Fachin foi indicado pela presidente da República, Dilma Rousseff, para ocupar a vaga de Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho de 2014.
A sabatina de Fachin na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), na última terça-feira (12), contou com a participação popular e durou aproximadamente 11 horas. A Comissão aprovou o indicado por 20 votos a 7. Na ocasião, Fachin foi questionado sobre sua atuação na advocacia privada enquanto era procurador do estado do Paraná. O apoio a Dilma Rousseff, nas eleições de 2010, também foi motivo de questionamento. Na abertura da sabatina, Fachin reafirmou seu compromisso com a democracia e destacou a importância dos valores da família.
Advogado e professor de Direito Civil, Luiz Edson Fachin nasceu em Rondinha (RS), em 1958. Estudou e fez carreira profissional no Paraná, tendo se destacado como jurista e acadêmico, com atuação no Brasil e no exterior. Professor titular da Universidade Federal do Paraná, fez mestrado e doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutorado no Canadá. Fachin também é pesquisador convidado do Instituto Max Planck, da Alemanha.
Informações: Agência Senado.
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:
Notícias da Câmara