Vereador Antonio Dejair da Silva apresenta Moção de Congratulações a Dom Sérgio da Rocha

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 24 de junho de 2015

Homenageado é o novo Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Plenário da Câmara aprovou, na sessão ordinária da última segunda-feira (22), a Moção nº 59/15, de autoria do vereador e presidente da Casa, Antonio Dejair da Silva, de Congratulações ao novo Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília/DF, pela posse que ocorreu em Aparecida/SP, dia 24 de Abril.

"Não poderia deixar de cumprimentá-lo pela posse no cargo de Presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), para o quadriênio 2015/2019, ocorrida na cidade de Aparecida – SP, dia 24 de abril do corrente ano, expressando o desejo de pleno êxito na nova missão, reconhecendo o profundo amor, fidelidade e amor com que serve à Igreja", justificou o vereador.

Dejair salienta que para ele, "não foi surpresa Dom Sérgio da Rocha ter sido escolhido por seus pares para a Presidência da CNBB, pois sempre exerceu suas funções com extremo zelo, em todos os lugares do país por onde passou".

Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília/DF, nasceu em 1959, na cidade de Dobrada/SP, filho de Rubens da Rocha e Aparecida Veronezi da Rocha. Formou-se em Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos/SP, em 1980 e em Teologia no Instituto de Teologia da PUC/Campinas, em 1984, e no mesmo ano ordenou-se presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão/SP. É Mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção/SP (1993) e Doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana de Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, Itália (1997).

Segundo o vereador, entre as atividades exercidas por Dom Sérgio estão: Pároco em Água Vermelha e Santa Eudóxia, São Carlos; Vigário Paroquial da Catedral e da Paróquia N. Srª de Fátima, São Carlos, Reitor do Seminário de Filosofia de São Carlos e Professor de Teologia Moral da PUC/Campinas.

O vereador salientou que a ordenação episcopal do homenageado ocorreu na Catedral de São Carlos em 2001, sendo designado Bispo Auxiliar de Fortaleza/CE (2001 a 2007). "Após o episcopado, destaco também as seguintes atividades: membro da Comissão para Doutrina da Fé da CNBB, Secretário do Regional Nordeste 1, Bispo Referencial para a Pastoral da Juventude e Pastoral Vocacional no Regional Nordeste 1, Arcebispo Coadjutor de Teresina-PI e Arcebispo de Teresina-PI", afirmou.

Entre 2007 e 2011 Dom Sérgio foi Bispo Referencial para o Ensino Religioso e para os Presbíteros no Regional Nordeste 4, Presidente da Comissão para o Seminário do Regional Nordeste 4, Membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, além de representante do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM. O bispo foi representante da CNBB na XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização em 2012 e atualmente é Presidente da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e membro do Conselho de Pastoral (CONSEP) e do Conselho Permanente da CNBB. Desde 2011 é Arcebispo de Brasília, nomeado pelo Papa Bento XVI.

Dejair finalizou: "Assim, com grande honra e alegria, apresento esta Moção de Congratulações a Dom Sérgio da Rocha, orgulhoso de sua dedicação e fidelidade à fé cristã, cujo profundo e vasto conhecimento e sabedoria o credencia a ocupar tão importante cargo, somando esforços na CNBB à missão evangelizadora da Igreja no Brasil".