Vereador Beto de Souza entrega Diploma Esportista do Ano outorgado a Guilherme de Queiroz Gonçalves para seu representante

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 30 de novembro de 2016

O vereador José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza) entregou, na sessão solene realizada na última sexta-feira (25), o Diploma Esportista do Ano outorgado ao jogador de futebol Guilherme de Queiroz Gonçalves, para seu irmão Gustavo de Queiroz Gonçalves, que na ocasião o representava. A honraria foi concedida pelo vereador por meio do Decreto Legislativo nº 360/16.

Foto: Angela Cristina Simon

Ao utilizar a tribuna, o vereador contou um pouco da história de Guilherme. O homenageado nasceu no dia 23 de Maio de 1990 e cursou o ensino médio na Escola Estadual "Profª Shirley Camargo Von Zuben". Nascido e criado na cidade de Novo Horizonte pela mãe, dona de casa, Alice Garcia de Queiroz Gonçalves, e o pai, técnico em edificações, José Roberto Gonçalves, junto ao seu irmão mais novo Gustavo de Queiroz Gonçalves, que é engenheiro civil.

Segundo Beto, Guilherme sempre teve uma vida humilde, contando com o irrestrito empenho de seus pais, que, por diversas ocasiões, deixaram de fazer muitas coisas para apoiar o seu sonho de ser jogador de futebol. "Desde criança tem sua trajetória de vida toda dedicada ao esporte, iniciando sua carreira aos sete anos de idade, permanecendo até os 14 anos na escolinha de futebol do Sr. Nelson de Souza. Dos 15 aos 16 treinou na escolinha mantida pela Prefeitura Municipal e aos 17 anos passou a jogar na escolinha da Usina Estiva", salientou.

O homenageado fez testes em alguns times, como Bahia, São Caetano e Noroeste. "Não passou em nenhum em virtude de jogar na posição errada, pois na época atuava como volante. Aos 18 anos fez teste para a posição de atacante no Atlético de Sorocaba e passou, jogando durante o período de um ano e um mês. Disputou pela primeira vez a Taça São Paulo em 2009", destacou.

Beto conta que Guilherme lembra-se com gratidão de André de Souza, um senhor da cidade de Itajobi que lhe estendeu a mão e o ajudou, conseguindo um jogo-treino no time do Monte Azul. O treinador e os dirigentes do clube gostaram dele e o contrataram para o Campeonato sub-20, tendo-o profissionalizado.

O homenageado disputou o seu primeiro campeonato profissional em 2010 e no segundo semestre do mesmo ano foi para o Mirassol, onde jogou durante dois anos e meio. "Em 2012 foi emprestado para o José Bonifácio, pelo qual disputou a 4ª Divisão do Campeonato Paulista e marcou oito gols. Em 2013 foi para o Grêmio Novorizontino, disputou a Série A-3 e marcou sete gols. No segundo semestre de 2013, passou pelo Ituano, onde marcou três gols", salientou.

Já em 2014, conforme o vereador, o homenageado voltou para o Grêmio Novorizontino, disputou novamente a Série A-3, quando foram campeões. "Guilherme foi artilheiro do time com nove gols. No segundo semestre de 2014 foi emprestado para o Juventude e para o Rio Verde. No ano passado, ainda jogando pela equipe novo-horizontina, o homenageado disputou a Série A-2, quando foram vice-campeões. A cidade conquistava, novamente, o acesso para a Série A-1 do Campeonato Paulista e Guilherme foi artilheiro do time com sete gols. No segundo semestre de 2015 foi contratado pela Portuguesa, disputando o Campeonato Brasileiro da Série C, quando foi artilheiro da competição com 12 gols. Este ano foi contratado para vestir a camisa do Figueirense, time de Santa Catarina, e agora está no Paraná Clube", destacou.

O vereador finalizou: "Diante das razões expostas, tenho a honra em conceder o Diploma Esportista do Ano a Guilherme de Queiroz Gonçalves, em reconhecimento à sua vasta colaboração para o desenvolvimento e fortalecimento do esporte no município de Novo Horizonte."

Honraria

O Diploma Esportista do Ano foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 103, no ano de 2006, pelo então vereador Everaldo Solin. A honraria pode ser concedida a pessoas físicas, sejam elas atletas, dirigentes de equipes, professores de educação física, Secretário de Esportes, ou seja, pessoas envolvidas em projetos ou programas que venha trazer benefício à comunidade novo-horizontina através do esporte.
_______________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte".