Vereador Celso Andrade Junior solicita ao Executivo apoio para a Organização do Lado de Lá desenvolver suas atividades

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 30 de março de 2017

O vereador Celso Andrade Junior apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (20), dois Requerimentos, ambos ao prefeito municipal Toshio Toyota, solicitando apoio para a Organização do Lado de Lá tanto na disponibilidade de local para executar suas atividades, quanto de repasses.

No Requerimento nº 188/17, o vereador solicitou que a Organização do Lado de Lá possa desenvolver suas atividades no Centro Comunitário "Oscar Antônio Jannes", localizado no Jardim Esplanada, para que possa dar continuidade em seus projetos junto às crianças, adolescentes e jovens do Município.

Já no Requerimento nº 189/17, Celso solicitou a celebração de convênio com a Organização Do Lado de Lá, para que a entidade possa dar andamento em seus projetos junto a crianças, adolescentes e jovens de Novo Horizonte, bem como perguntando o que é necessário para que a mesma receba repasse da Prefeitura, uma vez que foi declarada de utilidade pública, conforme a Lei nº 4.314, de 14 de dezembro de 2016.

Justificativas

O vereador, em ambos os Requerimentos, explicou que o Projeto Do Lado de Lá foi fundado em 2010 pela Diretoria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (DADS) de Novo Horizonte/SP, través de sua então Diretora Ana Maysa dos Santos Cogo Graciano, com o intuito de incluir crianças e adolescentes, dos bairros Jardim São José e Jardim Esplanada, em práticas esportivas e culturais.

"Para abrigar esse projeto, foi construído o Centro Comunitário 'Oscar Antônio Jannes'. Para realização do projeto a Srª Maysa chamou Daniel dos Santos Silva e Eder Luis da Silva para serem professores, já que eram moradores da própria comunidade, inconformados com a atual situação da juventude, e observando os índices de criminalidade e consumo de drogas aumentando a cada dia, então assumiram juntamente com a DADS a diretoria do projeto, e se responsabilizaram pelas aulas de música e futebol", destacou.

Segundo Celso, a partir disso, o projeto obteve grande aceitação por parte dos moradores, recebendo apoio de diversas pessoas, entre elas estão Juliedri Gonçalves Primo, que se voluntariou para ajudar em toda a organização do projeto e o B.Boy Paulo Dublê, para aulas de dança.

"Após um ano de atividades, os resultados já eram visíveis e mais de mais de 150 crianças e adolescentes eram atendidos pelo Projeto Do Lado De Lá, causando um impacto muito positivo para toda a cidade, pois o bairro que antes tinha um dos maiores índices de criminalidade agora começava a ser modelo para outros bairros que viviam da mesma forma", ressaltou.

No início de 2012, conforme o vereador, o Projeto ficou sem local para realizar as atividades, teve que ser paralisado, e após um ano vários adolescentes ingressaram no crime, drogas e prostituição. "O casal Daniel e Juliedri recebeu diversas mensagens de apoio para que o projeto tivesse suas atividades retomadas. Decidiram então dar continuidade e realizar as aulas de música em sua residência e o futebol, mesmo que sem nenhuma estrutura, no Recinto de Rodeio da cidade", observou.

A partir de então, segundo Celso, só ficaria de fora as aulas de dança, mas obtiveram o apoio do professor B.Boy Paulo Dublê, o qual se prontificou a ministrar as aulas no quintal de sua casa. "E em meados do ano de 2016, o Projeto conseguiu ladrilhar o quintal da casa do professor, para atender os jovens que apreciam a cultura do Break Dance", salientou.

O vereador também ressaltou: "Com poucos recursos, mas com uma vontade imensa de trabalhar em prol dos necessitados, o Do Lado de Lá tem realizado atividades como reflorestamentos, festa das crianças, Páscoa, festa junina, acampamentos, viagens visando ao lazer, como as realizadas para o Thermas dos Laranjais e para cinemas, e também viagem de incentivo cultural como para Museu e Biblioteca de São Paulo, e muitas outras atividades."

Segundo Celso, atualmente, a entidade atende, em média, 100 crianças, adolescentes e jovens, com aulas de música, dança, poesia e futebol. "É de grande importância destacar que um projeto que começou voltado para a população dos Jardins São José e Esplanada, hoje atende crianças de vários bairros de toda a cidade", observou.

Em 2016, conforme o edil, os diretores resolveram regularizar o que antes era chamado de Projeto Do Lado de Lá em uma Organização Não Governamental - ONG, a qual se denomina hoje "Organização Do Lado de Lá". "Esses são alguns dos resultados obtidos, quatro músicas compostas, seis músicas gravadas, 11 alunos formados em auxiliar em mecânica, mais de 60 poesias escritas, mais de 40 jogos de futebol oficiais, três participações em festivais de dança, quatro saraus de poesia, dois reflorestamentos, quatro viagens regionais, duas peças de teatro e mais de 50 apresentações com música, danças e artes", finalizou.

Requerimento

De acordo com o Artigo 129 do Regimento Interno da Câmara, Requerimento é todo pedido verbal ou escrito feito por vereador ou comissão, sobre qualquer assunto. Quanto à competência para decidi-los, os requerimentos são sujeitos ao despacho do presidente ou à deliberação do Plenário.

No caso de solicitação de informações ao prefeito ou por seu intermédio, o Artigo 131 define que este tipo de Requerimento está sujeito apenas ao despacho do presidente, não sendo submetido à deliberação do Plenário. No entanto, todos os vereadores tomam conhecimento desse tipo de solicitação durante o Expediente nas sessões ordinárias.