Loteamento Viva Mais Novo Horizonte terá via pública denominada Rua dos Ipês

Publicado por: Brunara Ascencio - Assessora de Comunicação

Publicado em: 18 de novembro de 2014

O nome ipê tem origem tupi e significa árvore cascuda.

O Projeto de Lei nº 4.648/14, com requerimento de urgência especial, de autoria do vereador José Roberto de Oliveira Souza, que denomina "Rua dos Ipês" a via pública municipal rua 7, do loteamento Viva Mais Novo Horizonte, foi aprovado em única discussão na sessão ordinária do Legislativo realizada esta segunda-feira, 17/11.

O vereador explica que os ipês são comuns em florestas tropicais, também aparecem no cerrado e na caatinga. O nome ipê tem origem tupi e significa árvore cascuda. Nas matas, chegam a 30 metros de altura, já nas cidades de 8 a 10 metros.

Os ipês exibem quatro colorações: amarelo, roxo, rosa e branco. A diferença é ancestral e está relacionada ao tipo de inseto e/ou animal que poliniza a flor. Cada espécie acaba se intensificando em determinadas regiões, de acordo com o inseto polinizador. Os ipês amarelos são polinizados por abelhas. Os roxos e rosas por borboletas.

Já os morcegos e mariposas noturnas são polinizadores dos ipês com flores brancas. O roxo tem uma velocidade de crescimento vegetativo muito maior que o amarelo. Já o branco, em termos vegetais, é o mais frágil em sua simbologia.

O vereador finaliza ressaltando que devido à beleza, em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou a espécie amarela (Tabebuia vellosoi) como a flor nacional.

O projeto será encaminhado para análise do Executivo.