Vereador Fabiano Belentani entrega Diploma Construtor do Bem ao Lar de Velhice

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 25 de novembro de 2014

O vereador Fabiano de Mello Belentani entregou, na sessão solene realizada na última sexta-feira, 21/11, Diploma Construtor do Bem ao Lar de Velhice "Maria de Sousa Spínola", representado pelo seu presidente Sr. José Aristides Luiz. A honraria foi concedida pelo vereador por meio do Decreto Legislativo nº 315/14.

O Lar de Velhice "Maria de Sousa Spínola" foi fundado em 06 de maio de 1975, pelo Cônego Rubens Augusto Spínola, juntamente com o Senhor João Adail Semensato entre outos.

A instituição abriga idosos e desamparados de ambos os sexos, oferecendo todo tipo de assistência material e também apoio espiritual, de forma totalmente gratuita. Para proporcionar todo tratamento aos abrigados, a instituição conta com 18 funcionários qualificados.

Os objetivos gerais que norteiam o Lar de Velhice são:
  • Acolher e garantir proteção integral;
  • Contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos;
  • Restabelecer vínculos familiares e/ou sociais;
  • Possibilitar a convivência comunitária;
  • Promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas publicas setoriais;
  • Favorecer o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que os indivíduos façam escolhas com autonomia;
  • Promover o acesso a programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades de público.
Muitas são as atividades realizadas para proporcionar aos abrigados inclusão, descontração e lazer, na qual o vereador destaca:
  • Musicoterapia – atividade realizada as quartas-feiras, das 14:00 as 15:00h, por mulheres voluntárias da Comunidade;
  • Recreações e lazer que são realizadas em datas comemorativas com membros dos Clubes de Serviços tais como Igreja, Ciranda da Amizade, Rotary Kids e voluntárias da Comunidade;
  • Horta terapia – plantio de verduras no canteiro de horta suspenso, instalado no Lar de Velhice com auxilio do rotaractianos;
  • Religiosidade – atividade religiosa voluntária realizada as terças-feiras, pela Ministra da Eucaristia da Igreja Católica;.
  • Dia de Beleza: corte de cabelo e barba que são realizados por profissionais voluntários.
De acordo com Fabiano, são fornecidas cinco refeições diárias acompanhadas e elaboras por nutricionista sendo: Café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia.

O vereador salienta que, diariamente, são realizadas aferições de pressão arterial, glicemia, ministrado medicamentos prescritos, cuidados e higiene pessoal e acompanhamentos à consulta médica e exames, com a supervisão da enfermeira responsável.

Fabiano conclui que: "tem a honra de homenagear o Lar de Velhice 'Maria de Sousa Spínola' instituição que se destaca pela enorme dedicação e empenho em nosso município, sempre dinâmica, atuante, batalhadora e incansável, atributos este que faz com que este Vereador sinta-se honrado em homenageá-lo com o Diploma 'Construtor do Bem'".

O Diploma Construtor do Bem foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 91, em 2006, pelo vereador Nelson Luiz Benevenuto. A honraria pode ser concedida a pessoas físicas ou jurídicas, instituições ou corporações de caráter público, que através de ação, projeto ou programa venha trazer benefício à comunidade novo-horizontina.