Vereador Arnaldo do Nascimento Araújo entrega Título de Cidadão Benemérito de Novo Horizonte a Euclides Sígoli Júnior

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 30 de novembro de 2016

Honraria foi concedida pelo ex-vereador Cido Canato.

O vereador Arnaldo do Nascimento Araújo entregou, na sessão solene realizada na última sexta-feira (25), o Título de Cidadão Benemérito de Novo Horizonte outorgado ao Dr. Euclides Sígoli Júnior, pelos relevantes serviços prestados ao Município. A honraria foi concedida pelo ex-vereador Aparecido Canato (Cidão Canato), por meio do Decreto Legislativo nº 325/14.

Foto: Talles de Freitas

Ao utilizar a tribuna, Arnaldo afirmou ser uma honra para ele entregar ao Dr. Euclides Sígoli Júnior o Título de Cidadão Benemérito de Novo Horizonte, homenagem de autoria do saudoso vereador Aparecido José Canato, do qual ele era suplente, e contou um pouco da história do homenageado. Euclides é natural de Novo Horizonte, filho de Euclides Sígoli e Teresa Pinheiro Sígoli, irmão de Eliara Sígoli Martins e Eveline Sígoli Manfrim. Sua irmã mais velha, Eliara, estudou piano clássico e depois de formada repassou o que aprendeu a ele, o que intensificou seu interesse pelo instrumento.

Durante dois anos o homenageado fez um curso com o maestro César Pelegatti, que trabalhou pela interiorização da música no Estado e estava semanalmente em Novo Horizonte, o que deu ao Euclides a oportunidade de praticar e aprofundar os conhecimentos de teoria musical, aprender composição, harmonia e contraponto.

"Euclides é formado em Direito na USP, Largo São Francisco, em 2002. Contudo, enquanto estudava, manteve a forte ligação com a música, tocando em bandas, em orquestra de câmara e fazendo trabalhos em estúdio. Ele iniciou a carreira de advogado na Caixa Econômica Federal e em 2006 foi aprovado no concurso para a Procuradoria da Fazenda Nacional, ingressando no ano seguinte na instituição", destacou.

O vereador conta que, em 2009, Euclides iniciou o projeto Piano em Concerto, em parceria com entidades filantrópicas de Novo Horizonte. "A ideia era promover concertos anuais para divulgar a cultura e levantar fundos para os projetos sociais desenvolvidos por essas entidades, como creches e outras voltadas ao tratamento de dependentes químicos e pacientes de câncer. O projeto hoje faz parte do calendário cultural da região", ressaltou.

Arnaldo salientou que Euclides desejava algo um pouco diferente de um simples concerto: sonhava em mudar o formato convencional das apresentações instrumentais que era a distância entre os músicos e o público e criou uma comunicação com a plateia. "Uma conversa musical, falando antes de cada música, um pouco da história da composição, do autor da obra, tentando sempre adotar uma abordagem descontraída e leve", observou.

Nos últimos anos, conforme o vereador, Euclides Sígoli Júnior vem fazendo uma série de concertos em Goiânia, cidade onde mora e trabalha, porém seu público é primordialmente da área jurídica, como em solenidades de aberturas de congressos e outros eventos.

Arnaldo finalizou: "Euclides tem a receptividade do público e a reação especial de algumas pessoas, como em um dos concertos que um convidado o procurou para dizer que tinha sido a primeira vez, depois de meses, que via sua esposa sorrir e se emocionar após a morte da filha, que tivera câncer. São manifestações como essas que o levam a crer que fez a opção certa ao conciliar a profissão com a paixão pelo piano."

Honraria

O Título de Cidadão Benemérito de Novo Horizonte foi instituído pela lei nº 776 em 1997, pelo então vereador Guerino Ribeiro, e alterado pela lei nº 1.439 de 1991. A honraria pode ser concedida para aquele que, tendo ou não nascido no Município, esteja ou não residindo, mas tenha prestado relevantes serviços à coletividade novo-horizontina, diretamente, por iniciativas diversas.
_______________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte".