Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam o Centro de Convivência do Idoso "Ana Junqueira Lobato"

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 04 de agosto de 2017

Os vereadores Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Dr. Roberto Melchiori, Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara e estagiários do vereador Roberto, fizeram uma visita na tarde da última quinta-feira (3) ao Centro de Convivência do Idoso "Ana Junqueira Lobato". A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

No local, os edis foram recebidos pela coordenadora Aparecida Eloisa Pereira Ramos e pelas funcionárias Maria de Lourdes Barros e Patrícia Marcelino de Sousa. Inicialmente, a coordenadora explicou aos vereadores o funcionamento do CCI com todas as atividades desenvolvidas em cada dia da semana, entre elas: caminhada, jogo de vôlei na Quadra Coberta, dança terapia, teatro, coral, além do baile de sábado a noite, uma vez ao mês, e da área de lazer que fica disponível aos idosos diariamente, onde eles podem jogar cartas, sinuca, xadrez, dominó, entre outros.

Segundo Aparecida Eloisa, 260 idosos estão matriculados no CCI, no entanto, aproximadamente 100 participam das atividades. "Temos idosos de vários bairros próximos ao Jardim São Vicente, alguns também do Centro e da área rural, mas acabamos não atendendo os de bairros distantes, porque a maioria não tem como se dirigir ao CCI", observou.

Pela manhã e pela tarde, os idosos que frequentam o Centro recebem um lanche com café, leite, pão e frutas. "Toda a manutenção do Centro é feita pela Diretoria Municipal de Assistência Social e a cozinha piloto nos fornece frutas para os lanches", ressaltou a coordenadora.

Durante o bate-papo, a coordenadora e as funcionárias solicitaram aos vereadores que tentem colaborar para a aquisição de algumas benfeitorias, como, por exemplo, forro para um dos salões, pois a falta do mesmo possibilita a entrada de muita poeira e sujeira; uma televisão grande para que os idosos possam assistir filmes, novelas e jogos; bebedouro de pressão, pois os de galão não rendem devido a grande quantidade de pessoas que os utilizam; e possibilidade de algumas viagens para os idosos para cinemas da região e outros locais.

Os vereadores disseram que vão solicitar também a possibilidade de um ônibus passar pelos bairros da cidade para levar idosos de bairros distantes para participar das atividades do Centro e também mais funcionários para colaborarem na manutenção do prédio e desenvolvimento das atividades.

Ao final da conversa, os edis sugeriram que o CCI também incentive os idosos a cuidar da saúde fazendo, por exemplo, um acompanhamento dos que realizam os exames de rotina, vão ao médico, tendo em vista que ao lado do prédio existe uma Unidade Básica de Saúde.

Na sequência, os vereadores puderam participar da atividade realizada todas as quintas-feiras: a dança. Um grupo de idosos tocando diversos instrumentos musicais animou a tarde para muitos se divertirem no salão do CCI e, após a dança, foi servido um lanche.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.